Descarte inteligente, proteção permanente

22 de fevereiro de 2013

O que fazer com os móveis que não queremos mais, com a geladeira velha e com aquele colchão que não tem mais uso? 

Onde jogar fora o celular estragado, as baterias e pilhas antigas e o óleo de cozinha que já foi utilizado? 

Como descartar corretamente os remédios vencidos e o entulho gerado na reforma?

Para ajudar na resposta destas e de outras perguntas, o vinavina reuniu informações e dicas sobre o que é e como colocar em prática o…

Descarte inteligente

Existe uma maneira correta de se desfazer de móveis, entulhos, óleo de cozinha, equipamentos eletrônicos e outros tipos de material, chamada descarte inteligente. Dessa forma, evitamos que muitos dos materiais citados acima acabem nos aterros sanitários e nas lixeiras comuns, reduzindo a poluição do meio ambiente.

Reduzimos, também, a poluição visual dos espaços públicos urbanos, que inúmeras vezes acabam sendo utilizados como depósitos para o que não é mais utilizado.

Essa e outras atitudes simples fazem parte da construção de uma sociedade melhor. Quando optamos por descartar o nosso lixo da maneira mais inteligente possível, estamos transformando positivamente o meio em que vivemos.

De um lado, geladeira descartada no meio da praia. Do outro, geladeira e banco de carro
transformados em um estiloso sofá! Design: Adrian Jhonson

Descartar corretamente os resíduos e materiais ajuda a evitar:  

  • a contaminação do solo e da água;
  • os focos de reprodução do mosquito da dengue;
  • o aparecimento de animais peçonhentos, ratos e baratas;
  • a poluição das ruas, dos rios e dos mares;
  • o entupimento das redes de esgotos das ruas e avenidas da cidade.

Além da questão ambiental, o descarte correto tem um papel fundamental nas questões relacionadas à inclusão social, à economia solidária, ao trabalho informal e ao consumo consciente.

 

Para saber mais, assista a série “Descarte inteligente – o lixo útil”,

composta por três reportagens: Parte I  |  Parte II  |  Parte III


Coleta seletiva

 

Coleta seletiva é um processo que consiste na separação e no recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Reciclagem é a utilização, como matéria-prima, de um produto que seria considerado lixo inútil.

Na cidade de Belo Horizonte (MG) temos duas modalidades de coleta seletiva.

São elas:

Coleta seletiva ponto a ponto: nesse tipo de coleta, são instalados contêineres nas cores padrão definidas para os materiais recicláveis: azul para o papel, vermelho para o plástico, amarelo para o metal e verde para o vidro. A população separa os recicláveis em sua residência ou local de trabalho e os deposita em contêineres instalados pela Prefeitura. Cada ponto é chamado de Local de Entrega Voluntária (LEV)Confira aqui os endereços.

Coleta seletiva porta a porta: os materiais recicláveis são separados pelos moradores e recolhidos na rua, por um caminhão. Belo Horizonte ainda precisa avançar muito nessa modalidade. A Prefeitura, atualmente, só atende a cerca de 30 bairros da cidade. O que é insuficiente para um município que tem, em sua Região Metropolitana, mais de 4.883.970 de habitantes.

Confira aqui os bairros atendidos pela coleta seletiva porta a porta.


Geração de renda e inclusão social

Todos os materiais recicláveis recolhidos pela coleta seletiva em Belo Horizonte são destinados para as associações ou cooperativas de catadores e trabalhadores de materiais recicláveis, participantes do Fórum Municipal Lixo e Cidadania. 

Para acessar a lista dessa cooperativas, clique aqui.


O Fórum Lixo e Cidadania vem sendo realizado com sucesso em Belo Horizonte e já está em sua 11ª edição. Para saber o que já foi feito e como participar, clique aqui.

Descartando corretamente

Pode ser mais simples do que você pensa…
Seguem abaixo algumas dicas e informações que vão te orientar no descarte de qualquer tipo de lixo ou resíduo, de forma prática e correta! Se você preferir, também pode reutilizar e reaproveitar vários materiais… é só usar a criatividade!

O lixo eletrônicoPilhas e baterias 

      

PneusÓleo de cozinha

     

Outros materiais

(entulho, móveis, lâmpadas, remédios)


O vinavina possui uma seção chamada INdica. Nela temos publicado boas dicas socioambientais e inúmeras indicações de serviços que podem ser muito úteis para você e para seus amigos e familiares.

Essa seção é um espaço aberto para receber novas indicações que possam ajudar outras pessoas que queiram ajudar, de alguma forma, a melhorar e a preservar a vida no nosso planeta.

Se você também tem boas ideias ou quiser divulgar e dividir projetos e iniciativas, é só entrar em contato com a gente.

Tel.: 3221-2448 / 9591-5516

E-mail: vinasocial@gmail.com

ou deixe seu comentário aqui no blog!

Acesse as páginas do vinavina!
Você vai se surpreender com tanta coisa boa que está acontecendo e como isso pode mudar, sempre pra melhor, a sua vida e a da sua comunidade.
A gente acredita e, por isso, INdica!