30 de março de 2011
A participação no evento mundial “Hora do Planeta” atingiu um número recorde em 2011. Enquanto no ano passado 128 países se uniram ao apagar as luzes por uma hora, esse ano o número chegou a 134 países, sendo 25 metrópoles e 3.800 cidades.
No Brasil, o evento também bateu recordes, reunindo 123 cidades que apagaram suas luzes, contra 98 cidades no ano passado. Dessas 123, foram 20 capitais participantes:
Aracaju (SE) Natal (RN)
Belo Horizonte (MG) Palmas (TO)
Brasília (DF) Porto Alegre (RS)
Campo Grande (MS) Recife (PE)
Curitiba (PR) Rio Branco (AC)
Florianópolis (SC) Rio de Janeiro (RJ)
Fortaleza (CE) Salvador (BA)
Goiânia (GO) São Paulo (SP)
João Pessoa (PB) Teresina (PI)
Manaus (AM) Vitória (ES)
No Rio de Janeiro (capital), cerca de 3 mil pessoas sambaram das 20h30 às 21h30 ao som de quatro escolas de samba nos Arcos da Lapa. É o terceiro ano que a capital carioca é a cidade oficial da Hora do Planeta no Brasil. Neste ano, o movimento foi ainda mais especial: pela primeira vez, os cariocas puderam participar de um evento público na praça em frente aos Arcos da Lapa, um dos cartões-postais da cidade que tiveram suas luzes apagadas.
Uberlândia, MG |
Algumas cidades do estado de Minas Gerais também participaram do evento.
Em Juiz de Fora, estudantes foram para a Praça do Bom Pastor e, em parceria com o Projeto Manifesta, celebraram o ato simbólico contra o aquecimento global e os desequlíbrios climáticos.
Uberlândia teve suas praças e ruas cheias de adeptos da defesa do meio ambiente. Os participantes assistiram a shows de música e ouviram depoimentos sobre a importância de se preservar o meio ambiente.
Na cidade de Timóteo, a população pôde participar de um evento público com muita música e alegria em um dos cartões-postais da cidade. Antes mesmo de as luzes se apagarem, o músico Raul Assunção já animava as pessoas que compareceram à primeira edição da Hora do Planeta no município, organizada pela Prefeitura Municipal. Acompanhado do secretariado, o prefeito Sérgio Mendes fez a abertura oficial das atividades, parabenizando a população pelo nível de conscientização ambiental.
Na capital, as luzes da Sede do Sistema Estadual de Meio Ambiente, da Prefeitura de Belo Horizonte, do Prédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Igrejinha da Pampulha foram apagadas.
Outras ações também aconteceram em outros lugares na cidade, como na Faculdade UniBh e no Shopping Boulevard.