8 de agosto de 2011
Durante o mês de agosto vamos divulgar alguns projetos e iniciativas que foram apresentados durante o TEDx Curitiba, que aconteceu em julho de 2011, com o tema: “Pessoas transformando cidades”.
Mínimas que são o máximo…
Lixo reciclável em troca de alimento!
Com o Programa Câmbio Verde, a Prefeitura de Curitiba recebe lixo reciclável em troca de alimentos. Cada 4 kg de lixo equivalem a 1 kg de frutas e verduras. Também há a troca de óleo de cozinha usado. Cada 2 litros de óleo equivalem a 1 kg de alimento.
A troca é feita a cada 15 dias em pontos de atendimento implantados pelas secretarias municipais de Abastecimento e do Meio Ambiente.
O programa contribui para que a safra de hortigranjeiros excedente da Região Metropolitana de Curitiba seja aproveitada, evitando o desperdício. Ao mesmo tempo, auxilia na melhoria da qualidade da alimentação da população de baixa renda.
Cooperativa que capacita e coordena o trabalho de mulheres moradoras da Rocinha (RJ).
O trabalho desenvolvido na COOPA-ROCA possibilita uma melhoria na qualidade de vida das artesãs e, indiretamente, de suas famílias também. Além de possibilitar o trabalho em casa e a complementação do orçamento familiar, também tem proporcionado melhorias na qualificação profissional, no crescimento da autoestima e no aprendizado coletivo.
Com um enfoque profissional que valoriza a produção artesanal, a COOPA-ROCA procura ampliar o impacto social de sua experiência na Rocinha, tornando-se referência dos grupos produtivos no processo de inserção social das comunidades de baixa renda.
Hoje, a cooperativa soma aproximadamente 100 artesãs.
Saiba mais sobre a capacitação das artesãs e sobre o programa Nova Geração Coopa-Roca.
Grupo de apoio às famílias de crianças especiais
A Associação Síndrome do Amor, fundada em 2007, é uma entidade sem fins lucrativos, sediada em Ribeirão Preto (SP) que tem como objetivo apoiar, informar e orientar famílias de crianças especiais.
A Associação não é uma casa de caridade, mas de fortalecimento e capacitação. A ideia não é poupar as pessoas de uma experiência de dor, mas prepará-las para viver de maneira mais proveitosa uma experiência profundamente humana.
Para saber mais a respeito, clique aqui.