Volta às aulas!

19 de janeiro de 2012

A época de organização e compra de material para a volta das crianças e adolescentes para a escola é complicada para muitos pais! Para quem tem filhos, o material didático é uma despesa obrigatória no mês de janeiro.Os gastos são enormes e, nessa correria, quase não se pensa em reaproveitar os materiais do ano passado.

Pensando nisso, o vinavina selecionou algumas dicas, de economia e reaproveitamento de materiais, para que a volta às aulas não represente um rombo no orçamento familiar.

Reaproveitando… 

O educador e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos afirma: “ao reavaliar a lista de material, vemos que 20% a 40% do material solicitado pode ser aproveitado”. Há ainda a possibilidade de aproveitar o material utilizado pelo irmão mais velho ou mesmo de algum amigo da família.

Veja também esta ideia: reunir os pais da escola e fazer uma feira de troca de materiais escolares. O colega que passou para o próximo ano (e que cuidou bem dos seus livros) cede seus materiais para o mais novo, e assim por diante. É superdivertido e estimula a convivência entre os pais e a escola.

Em alguns casos, também é possível reaproveitar os materiais do ano anterior dentro de casa, com o filho. Encape os lápis descascados com papel contact e cole alguns adesivos. Assim, eles ficam parecendo novos e personalizados. Também é possível pegar aquele estojo surrado e pintar com tinta para tecido, escondendo pequenos estragos. Faça disso uma brincadeira e, além de economizar, tenha bons momentos com seus filhos. Eles vão adorar!

Troca de livros didáticos

Há, também, a opção de troca de livros didáticos usados. Algumas livrarias oferecem a opção de troca e, além disso, começou ontem na capital mineira mais uma edição do Banco de Troca de Livros, projeto realizado há 20 anos pelo Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (Sesc/MG).

De acordo com a bibliotecária do Sesc-MG, Patrícia de Melo, o objetivo principal é ajudar as famílias a economizar com as despesas escolares. “Nossa intenção é ser um ponto de referência para a troca. Mas queremos, principalmente que as pessoas adotem este hábito, por uma questão social. Tanto que, às vezes, quem não consegue trocar aqui, devido aos critérios do projeto, acaba negociando com outros pais que estão na fila. Isso para nós já é um grande ganho”, comentou.

“A expectativa é que este ano superemos os números do ano passado, que já foram bons (2.940 pessoas atendidas e 940 trocas realizadas no balcão)”, disse Patrícia de Melo. O público-alvo do projeto é de pessoas interessadas em materiais que vão da 5ª série do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, de escolas particulares. Entre os critérios para participar do projeto, os principais são que os livros estejam em bom estado de conservação, que seja levado o comprovante de matrícula e a lista de livros original fornecida pela escola.

Movimento no Facebook incentiva a troca de livros
O movimento pela reutilização dos livros escolares pretende promover a reutilização dos livros escolares recebendo e entregando gratuitamente livros escolares usados.
Para mais informações, clique aqui. 

Na hora da compra

Depois de fazer um levantamento do material antigo e separar o que pode ser reaproveitado, é hora de ir às compras e gastar somente com o que é indispensável.
Para essa hora, veja algumas dicas de como economizar e evitar dívidas para o resto do ano.

1. Pesquise na internet
Antes de ir para a rua, é importante fazer uma pesquisa na internet para dar uma olhada nos preços, de acordo com o educador financeiro Reinaldo Domingos. Tente fazer tabelas para se organizar melhor. Esse passo é necessário para que você saiba se os preços que vai encontrar na rua estão bons ou ruins, mas não significa que você deva comprar pela internet. Após pesquisar na web e nas lojas, você avalia onde a compra será mais vantajosa. Mas preste atenção ao prazo de entrega e ao valor cobrado pelo frete nas lojas online. Outra desvantagem da internet é a impossibilidade de pechinchar, que é sempre uma arma poderosa na hora de conseguir o melhor preço.

2. Junte-se a outros pais
Converse com as famílias dos colegas de seu filho e organizem-se para comprar o material juntos. Façam uma reunião para definir o que cada um precisa. Comprando em grande quantidade, você tem mais poder para negociar – no varejo ou até mesmo no atacado. “É possível economizar de 10% a 20% comprando no atacado”, calcula o educador financeiro Reinaldo Domingos. Outra boa ideia é reunir todos os pais da turma do seu filho e tentar comprar os livros diretamente com as editoras. Adquirindo muitos exemplares de uma só vez, é possível conseguir descontos.

3. Procure zonas de comércio popular
Toda cidade grande tem sua zona de comércio popular. “Nessas horas, sair das zonas de classe A e B pode representar uma boa economia”, afirma Reinaldo Domingos. Por isso, se o objetivo for economizar, esqueça o shopping center. Organize-se e escolha um dia para ir às compras. Em geral, as manhãs são (um pouco) mais tranquilas.

4. Vá às compras sozinho
Se ir ao supermercado com crianças já é complicado, imagine comprar material escolar. As crianças são mais vulneráveis aos apelos publicitários e, diante de tanta oferta de material feito exatamente para seduzir esse público, é inevitável: ela vai pedir muita coisa que talvez nem esteja na lista. “Não se deixe levar pelos desejos dos seus filhos, que vão querer comprar produtos da moda e que contenham imagens de artistas ou personagens de sucesso”, recomenda o educador financeiro Reinaldo Domingos.

5. Compre o material em partes
Se a lista da escola do seu filho for muito extensa e representar um custo muito alto para o seu orçamento familiar, uma boa alternativa é comprá-lo em partes. Converse com a professora dele e descubra o que será utilizado no primeiro semestre e o que vai ficar para o segundo. Assim, você pode comprar apenas uma parte do material agora e deixar a outra parte para julho. De acordo com o educador financeiro Reinaldo Domingos, parcelar a compra do material pode atenuar o impacto da despesa com o material escolar sem representar prejuízo para o desempenho da criança ou adolescente na escola.

Para os universitários
120 livros acadêmicos para download gratuito

A Universidade Estadual Paulista (UNESP), através do selo editorial Cultura Acadêmica, está disponibilizando 120 títulos acadêmicos em formato digital para download gratuito. Os livros estão divididos em 23 áreas do conhecimento e são voltados para estudantes de graduação e pós-graduação que precisam de material de apoio para desenvolver projetos acadêmicos.

Os livros foram disponibilizados no site da Cultura Acadêmica.
Link: http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-item.asp