Alto Falante!

15 de novembro de 2012

A cada nova postagem você encontrará aqui, no Alto Falante,acontecimentos importantes em escala local/regional – Belo Horizonte/Minas Gerais – e, também, em escala nacional e mundial.

Sempre boas notícias que podem motivar mais pessoas para uma nova atitude!
Coisas incríveis e positivas acontecem o tempo todo no mundo.
Cabe a você nos ajudar a replicar, reproduzir, compartilhar, pulverizar do jeito que achar melhor. O importante é que a boa notícia se espalhe e que mobilize outras pessoas.

Divulgar é bom.
Participar é melhor ainda.

 
Coletivo Família de Rua – Belo Horizonte (MG)
O Coletivo Família de Rua é um grupo formado por amigos que acreditam na essência da cultura e das manifestações artísticas urbanas, focado na promoção da cultura Hip Hop e do skate em seus moldes originais.

Duelo de MC’s – 22/06/12 por Pablo Bernardo

Em seus cinco anos de atividade, a Família de Rua, através de sua atuação artístico-cultural, alcançou grande respeito e admiração do público, de grupos culturais, artistas e instituições públicas de Belo Horizonte e do Brasil. Dessa forma o grupo se tornou uma das principais referencias do Hip Hop local quando se trata de organização coletiva e ocupação do espaço público.

Para saber mais:
Duelo de MCsduelodemcs@gmail.comwww.duelodemcs.blogspot.com
www.facebook.com/familiadruawww.twitter.com/familiaderua

Revolução dos Baldinhos – Florianópolis (SC)
Em Florianópolis, um grupo de revolucionários mostra que existem alternativas viáveis e transformam o lixo em ouro: composto orgânico, educação e cidadania.

O projeto é denominado Agricultura Urbana e Revolução dos Baldinhos e, de modo bem sucinto, funciona assim: as famílias participantes receberam um pequeno recipiente (o baldinho) para separar o lixo orgânico. Algumas famílias receberam uma bombona e se tornaram PEVs (Pontos de Entrega Voluntária). As famílias que têm baldinhos levam o lixo para os PEVs e, duas vezes por semana, os revolucionários passam com um carrinho puxado a mão para coletar as bombonas.

Todo o material orgânico é então coletado pelo grupo e levado para a Escola Américo Dutra Machado, que cedeu parte do pátio como apoio ao projeto. Lá, os resíduos são transformados em composto orgânico, que em aproximadamente 3 meses está pronto para ser usado. As famílias retiram o composto e usam para plantar suas próprias ervas e verduras em casa, em espaços pequenos. As escolas e as creches da região também usam o composto em suas hortas.

Mais informações nos links abaixo: 

>> CEPAGRO – Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo

http://www.cepagro.org.br/news/23/54/

>> Revolução dos Baldinhos: agricultura urbana e consumo consciente transformam uma comunidade. http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Revolucao-dos-Baldinhos-agricultura-urbana-e-consumo-consciente-transformam-uma-comunidade

>> Vida Orgânica: Grupo recolhe lixo orgânico, transforma em adubo e faz “revolução” no destino de 6t de resíduos. http://www.programavidaorganica.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=404:revolucao-dos-baldinhos&catid=42:noticias-sustentabilidade&Itemid=171

Rede Latino-Americana de Recicladores
Atualmente, a Rede Latino-Americana de Recicladores é formada por 16 países, que possibilitam o trabalho em conjunto em favor das suas necessidades, preocupações e, assim, desenvolvem ações conjuntas a favor dos recicladores.

Os países membros são:

Colômbia | Uruguai |  Brasil | Peru | Chile 

República Dominicana |  Costa Rica | Porto Rico | Argentina 

 Paraguai | Bolívia | Nicarágua | Equador | Panamá | Guatemala | Venezuela