11 de janeiro de 2013
Junto com o mês das férias, passamos também pelo mês das águas. Como já era esperado, o mês de janeiro está sendo marcado por tempestades fortes e volumosas, em todo o Brasil. Com as condições meteorológicas apontando para a continuidade do tempo chuvoso nos próximos dias, há alguns cuidados que podemos tomar para prevenir e minimizar as consequências da chuva.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) orienta que motoristas e pedestres evitem algumas regiões de Belo Horizonte (MG) durante a chuva. O nível da água pode subir em, pelo menos, quatro córregos da cidade.
Para saber mais, clique aqui.
A combinação entre o calor intenso, a umidade e o lixo espalhado pelas cidades gera um quadro agravante para dois problemas cíclicos enfrentados pelos brasileiros: as enchentes e a dengue.
Em todo o País, muitas áreas públicas continuam sendo usadas como lixões, ajudando a proliferar insetos e outros animais transmissores de doenças. Além disso, corremos o risco constante de enchentes devido ao lixo acumulado e levado pela chuva, que entope córregos e bueiros.
Mas como nós podemos fazer nossa parte para evitar que os rios transbordem, que os bueiros entupam e que as ruas virem verdadeiras corredeiras?
Atitudes simples já fazem a diferença. O primeiro passo é o mais básico: jogar lixo no lixo. Enquanto ainda jogarmos lixo nas ruas estaremos contribuindo para o caos causado pelas chuvas.
Outro ponto que devemos observar é a resistência dos nossos sacos de lixo. Quanto mais resistentes menor é a chance de se romperem, espalhando o lixo pela rua.
Podemos ficar atentos, também, ao horário da coleta e buscar colocar o lixo na rua perto desta hora. Essa atitude também evita que a chuva espalhe o lixo que deveria ter sido coletado.
A separação correta dos materiais recicláveis, além de contribuir para o meio ambiente, evita que grandes quantidades de lixo fiquem na rua. Devemos, sempre que possível, levar o lixo reciclável para um lugar de coleta seletiva, ou buscar informações junto à Prefeitura a respeito do serviço de coleta porta a porta. Eles existem em várias partes da cidade.
“A chuva, as pessoas e o lixo”
Saiba como se prevenir, na estrada e no trânsito, na época das chuvas. Os cuidados devem ser redobrados para evitar qualquer fatalidade.
Em casos de enchentes e alagamentos, os problemas podem ser maiores. Saiba o que fazer caso seja atingido por um deles e como avaliar os danos causados ao veículo.
Clique aqui e aqui para saber mais.
Água limpa e parada, chuvas frequentes e temperaturas elevadas são combinações perfeitas para os criadouros do mosquito da dengue.
Veja aqui alguns cuidados diários que ajudam a reduzir o índice da doença.
Clique aqui para saber quais são as capitais brasileiras que correm risco de surto de Dengue.
Outras informações em BH.
Quem está com as crianças de férias e vai ficar em casa, não pode deixar de conferir toda a programação de férias para Belo Horizonte! Colônias de férias, filmes e parques… clique aqui para saber mais. E clique aqui para conferir todas as boas dicas do INdica.
Utilidade pública: doação de sangue!
Saiba um pouco mais sobre essa atitude simples que pode salvar vidas.
Endereços dos Hemocentros
Clique aqui e baixe a lista completa
– clique em “Baixar Agora”
A importância de doar sangue
Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde.
Clique aqui para saber mais.