Dia Internacional da Floresta

21 de março de 2013

21 de março – Dia Internacional da Floresta

22 de março – Dia Internacional da Água

A floresta precisa da água para sobreviver. 

Sem água, a vida seca e morre. 

O planeta Terra vive, hoje, em permanente ameaça de esgotamento de seus recursos naturais. A ação devastadora do homem sobre a Terra vem provocando alterações climáticas, a extinção de sua cobertura verde e o esgotamento gradativo do seu recurso mais essencial à vida: a água, em especial a água doce. De sua parte, o Planeta reage em catástrofes, mostrando toda a sua força. Da parte do homem, a irresponsabilidade permanece e a devastação avança. Nesse cenário, o Brasil – ainda rico em recursos naturais – vivencia as consequências da sobreposição dos interesses econômicos sobre os interesses sociais e ambientais. O Código Florestal Brasileiro, recentemente revisto e aprovado pelo Congresso, não favorece (nem de longe) as matas e florestas brasileiras e irá, em médio prazo, comprometer a sobrevivência de nosso rios e de toda a nossa rica biodiversidade.

Embora o processo de conscientização e defesa do meio ambiente, em todo o mundo, ainda seja lento e frágil diante da ação sempre agressiva dos interesses econômicos, uma reação positiva da sociedade já está em curso. Iniciativas individuais, ações coletivas, mobilizações mundiais (facilitadas pelas redes sociais) vêm ganhando forças e vêm demonstrando que nem todos aceitam passivamente e, menos ainda, concordam com a exploração inconsequente dos recurso naturais, que só visa o lucro imediato e compromete o futuro próximo da vida em toda a Terra. O quadro geral é triste e pede medidas urgentes.

Como parte da natureza, o ser humano traz em si ainda um forte instinto de sobrevivência. É essa energia que move um número cada vez maior de pessoas a reagir, a brigar, a sensibilizar, a ocupar espaços, a defender, com todo e qualquer recurso, o equilíbrio ambiental e a verdadeira sustentabilidade.

Queremos, aqui neste blog, reafirmar o nosso desejo e a nossa posição em favor da natureza e do equilíbrio ambiental sustentável. Nossa contribuição vai no sentido de divulgar e apoiar ações positivas locais, nacionais e mundiais que defendem o ser humano, a natureza e o Planeta.

Celebrando as nossas florestas naturais e urbanas, celebrando a água como elemento essencial à vida, oferecemos a seguir informações úteis e links sobre ações e pessoas corajosas e comprometidas em defender o meio ambiente e em promover a vida como ela deve ser: saudável, abundante e feliz!

21 de março – Dia Internacional da Floresta

Quanto vale uma árvore?

Cada árvore na cidade funciona como um ecossistema, formando habitat rico no seu entorno. Nela, moram sabiás, almas-de-gato, bem-te-vis, entre outros pássaros importantes para o combate a insetos. Além disso, os espécimes são componentes essenciais do ponto de vista climático e da qualidade do ar. Por meio da fotossíntese, ajudam na renovação do oxigênio e as folhas contribuem para reter a sujeira que fica em suspensão na atmosfera.

A rua mais bonita do mundo!

Um túnel verde, formado pelas copas de mais de 100 árvores da espécie tipuana, é a principal atração da Rua Gonçalo de Carvalho, na zona sul de Porto Alegre (RS), que ganhou o apelido de mais bonita do mundo.
Agora, os quase 500 metros totalmente arborizados são o mais novo ponto turístico. Quem visita a cidade faz questão de conhecer a rua, mas muitos não sabem que a luta para que a via fosse preservada foi grande.
Leia mais aqui

Mexeu com uma árvore, mexeu com todas.

Fica Fícus!

Cansados da política de urbanismo que privilegia apenas o concreto e o asfalto, cidadãos de BH (MG) iniciaram o Movimento Fica Fícus, em favor de uma cidade mais verde, mais agradável e mais humana.
O movimento defende, principalmente, os 53 Fícus da Av. Bernardo Monteiro, que são árvores centenárias e patrimônio paisagístico e cultural da cidade.

Folheto Fica Fícus
www.ficaficus.concatena.org

22 de março – Dia Internacional da Água

“Nenhum outro elemento da natureza parece ter um papel tão determinante para a existência de vida como a água. Existem formas de vida que conseguem viver na ausência de oxigênio (ex.: bactérias, leveduras) mas nenhum organismo consegue viver na ausência de água”.http://www.aguaonline.net

Carta Europeia da Água

(proclamada em Estrasburgo, em 6 de Maio de 1968)

I. Não há vida sem água. A água é um bem precioso, indispensável a todas as atividades humanas.

II. Os recursos de águas doces não são inesgotáveis. É indispensável preservá-los, administrá-los e, se possível, aumentá-los.

III. Alterar a qualidade da água é prejudicar a vida do homem e dos outros seres vivos que dependem dela.

IV. A qualidade da água deve ser mantida a níveis adaptados à utilização para que está prevista e deve, designadamente, satisfazer as exigências da saúde pública.

V. Quando a água, depois de utilizada, volta ao meio natural, não deve comprometer as utilizações ulteriores que dela se farão, quer públicas quer privadas.

VI. A manutenção de uma cobertura vegetal adequada, de referência florestal é essencial para a conservação dos recursos hídricos.

VII. Os recursos aquíferos devem ser inventariados.

Clique aqui para visitar o site oficial

A campanha tem como foco cinco objetivos:
1. Consciencializar sobre a importância, os benefícios e os desafios da cooperação em questões relacionadas coma a água;
2. Gerar conhecimento e construir capacidades em prol da cooperação pela água;
3. Provocar ações concretas e inovadoras em prol da cooperação pela água;
4. Fomentar parcerias, diálogo e cooperação pela água como prioridades máximas, mesmo após 2013;
5. Fortalecer a cooperação internacional pela água para abrir caminho para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável defendidos por toda a comunidade que trata sobre água e atendendo às necessidades de todas as sociedades.

Falta de água pode afetar 55% das cidades até 2015 


Em 2015, 55% das cidades brasileiras poderão ter seu acesso à água comprometido. Dessas, 84% necessitam de investimentos para adequação de seus sistemas produtores e 16% precisam de novos mananciais. São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e o Distrito Federal estão incluídas nessa percentagem.
Leia mais aqui 

Falta de água de qualidade mata uma criança a cada 15 segundos no mundo


André Trigueiro fala, para a CBN, sobre a desigualdade na gestão do abastecimento da água no Brasil.
Clique aqui para ouvir

O Velho Chico: na levada da serra; nas malhas do sertão e na pancada do mar. Estes são os três temas que titulam o e-book lançado pelo UNESCO-HidroEX. O livro eletrônico conta a história do rio São Francisco.
Clique aqui para acessar


Outdoor gera água potável usando ar

Projeto da Universidade de Engenharia e Tecnologia (UTEC) ajuda a melhorar a vida de comunidades carentes.O painel reflete a proposta educativa de desenvolver o talento dos alunos, para que eles possam se transformar em profissionais de alto nível, capazes de aplicar a ciência, a tecnologia e a inovação em benefício do desenvolvimento sustentável.Leia mais aquiA cooperação de todos é extremamente importante para a conservação dos recursos naturais.

Vamos cuidar do que é nosso!