Dia Internacional da Mulher

7 de março de 2013

O Dia Internacional da Mulher foi instituído em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, em homenagem às 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, operárias de Nova York que, ao realizarem a primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres, morreram queimadas na própria fábrica, durante a ação de repressão da polícia.

Talvez essa informação já tenha sido dada milhares de vezes, desde 1910. Não importa, é preciso repetir para que nunca se perca na memória da nossa civilização que a luta das mulheres por direitos iguais na sociedade sempre foi marcada por uma violência descabida e desnecessária.

Os tempos são outros e a mulheres também. Ainda bem!

As mulheres de todo o mundo merecem respeito, cuidado e têm o direito de reivindicar igualdade de oportunidades na sua participação na sociedade. Queremos compartilhar com vocês algumas informações e curiosidades sobre a realidade das mulheres no mundo contemporâneo. Você sabia que as mulheres:

Falam 20 mil palavras por dia?

Não, não é só impressão. As mulheres falam bem mais e mais rápido que os homens. De acordo com pesquisa da psiquiatra americana Louann Brizendine, são nada menos que 20 mil palavras por dia, enquanto os homens se conformam com meras 7.000. E as mulheres ainda falam duas vezes mais rápido. Pudera! Para dizer 1.250 palavras por hora (20 por minuto), se considerarmos uma pessoa que dorme 8h por dia, tem que ser rápido mesmo.

Apanham a cada 2 minutos?

Em 2006, o ex-presidente Lula sancionou a Lei Maria da Penha, que pune agressões contra mulheres ocorridas no âmbito familiar. Ainda assim, cinco mulheres apanham a cada dois minutos no Brasil, segundo pesquisa da Fundação Perseu Abramo em parceria com o Sesc.

Na tentativa de mudar esses dados, homens criaram a campanha brasileira Laço Branco.

 

Desigualdade ainda impera 

Ainda que as mulheres sejam maioria no Brasil, elas ganham menos até quando ocupam os mesmos cargos no mercado de trabalho. Por diferenças como essa, o Brasil ocupa o 62º lugar no ranking que mede a desigualdade de vida entre os sexos em 134 países, segundo o Relatório Global de Desigualdade de Gêneros, apresentado no Fórum Econômico Mundial em 2012. Na questão da renda, por exemplo, a média anual do que as mulheres recebem no Brasil é de R$ 12 mil, enquanto os homens ganham cerca de R$ 20 mil.

Clique para ampliar.

Ainda são mutiladas

Cerca de três milhões de meninas correm risco de sofrer mutilação genital (remoção parcial ou total do órgão genital), segundo a Organização Mundial de Saúde. Geralmente feita de maneira precária e sem anestesia, o procedimento é considerado pelos grupos que o adotam como fundamental para preparar crianças e adolescentes para a vida adulta e o casamento. Estima-se que 140 milhões de mulheres tenham sido submetidas a este tipo de mutilação.

Clique para ampliar

Fonte: Eu Vi Ali

Clique aqui para ouvir a música e ler a letra na íntegra.