Plantando e colhendo na cidade

24 de junho de 2013

Agricultura urbana é a prática de culturas agrícolas de uma cidade ou metrópole realizada geralmente em pequenas áreas, destinando-se sobretudo à produção para utilização e consumo próprio ou para a venda em pequena escala, em mercados locais. Pode ser praticada em quintais, em terraços, em pátios, ou, ainda, em hortas urbanas – espaços comunitários ou espaços públicos não urbanizados.

Na onda de notícias positivas, o vinavina selecionou algumas boas novas sobre esse tema! Confira:

 

Quem disse que não tem espaço para plantar dentro da cidade?

Um mutirão organizado pelas redes sociais fez uma horta em pleno Centro de São Paulo (SP)! Na “Horta dos Ciclistas” plantaram abóbora, alface, manjericão, orégano e outros! A iniciativa surgiu da vontade de várias pessoas de transformar ideias e conceitos em ações práticas. “Mostrar que produzir alimentos nas cidades em espaços vazios e degradados é possível e melhora significativamente a qualidade de vida”, explica Ariel Kogan, um dos colaboradores da chamada Horta dos Ciclistas.

Para saber mais, veja a notícia na íntegra

Hortas Comunitárias

Subnutrição, desemprego e enchentes. Esses são três problemas gravíssimos da periferia da cidade de São Paulo, mas que podem ser resolvidos todos de uma vez só. Sabe qual é essa solução aparentemente mágica? A implantação de hortas comunitárias! Elas promovem capacitação profissional, geração de renda, alimentação mais nutritiva e espaço para absorção da água da chuva, entre outros benefícios.

Para saber mais, veja a notícia na íntegra.

 

Cultivando sem semente

Uma das propriedades mais incríveis da natureza é a sua capacidade de recomeçar. Você sabia que alguns vegetais são capazes de perpetuar sua espécie sem a utilização de sementes? Você vai se surpreender ao descobrir que muitos deles estão dentro da sua geladeira.

Para saber mais, veja a notícia na íntegra.

 

Vamos nos unir e espalhar essa boa prática: 

na nossa casa, no nosso bairro e na nossa cidade!