Plantando e colhendo em BH

2 de julho de 2013

No post passado, divulgamos boas novas sobre a prática da agricultura urbana no Brasil! Essa semana, você confere atitudes e iniciativas positivas, sobre o mesmo tema, na cidade de Belo Horizonte (MG).

Centros de Vivência Agroecológica

CEVAE Capitão Eduardo – Regional Nordeste de BH.

Os Centros de Vivência Agroecológica – CEVAEs, são equipamentos públicos comunitários de política de meio ambiente e segurança alimentar do Município de Belo Horizonte com atuação específica em programas de intervenção socioambiental, através de ações nas áreas de Educação Ambiental, Segurança Alimentar e Saúde, Agroecologia e Geração Alternativa de Renda.

Tem como foco principal temas ambientais ligados ao desenvolvimento de uma agricultura urbana. Sua principal característica é a proposta de gestão compartilhada entre o poder público e a sociedade civil com a participação popular em suas decisões.

Para saber mais, clique aqui. 

Para encontrar o CEVAE mais próximo de você, clique aqui

Articulação Metropolitana de Agricultura Urbana

A AMAU é um coletivo de pessoas, grupos comunitários, organizações, pastorais e movimentos sociais que desenvolvem e apoiam iniciativas de agroecologia na Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH.

Objetivos da AMAU:

  • Apoiar as iniciativas populares e fortalecer a organização das/os agricultoras/es da RMBH.
  • Dar visibilidade às experiências de agricultura e agroecologia existentes na RMBH, mostrando a diversidade de atividades e espaços e as diferentes funções que podem ter na região.
  • Aprofundar o debate político com diferentes movimentos e organizações sociais e setores do poder público sobre a relação campo-cidade; o papel da agricultura e da agroecologia em regiões metropolitanas na construção de um projeto popular para o Brasil e a implementação de políticas públicas necessárias para o seu fortalecimento.

Para saber mais, clique aqui e aqui.

Horta Comunitária do Cafezal 

Uma horta com mais de 100 tipos de plantas, que são vendidas a um valor inferior ao de mercado, funciona desde 2005 na Associação de Moradores da Vila Cafezal, no Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul de BH. Neste espaço, de cerca de 700 metros quadrados, os alimentos são cultivados de acordo com os princípios da agroecologia: justiça social, ambiental e econômica.

Oficinas populares
Além de diversos cursos oferecidos para a comunidade, na Associação de Moradores da Vila Cafezal também acontecem oficinas de técnicas e práticas relacionadas à agricultura urbana, a cada 15 dias, que são abertas ao público e gratuitas. Essas oficinas têm reunido mais de 30 pessoas por turma. Os interessados em participar das próximas oficinas podem obter mais informações pelo e-mail: aroeiraufmg@gmail.com.
Para saber mais, clique aqui e aqui. 

Feira de Agricultura Urbana

Por meio do decreto 15.215, de 20 de maio de 2013, a Prefeitura de Belo Horizonte criou a Feira de Agricultura Urbana. No espaço, serão comercializados hortifrutigranjeiros, cereais, grãos, flores, produtos processados artesanalmente e produtos de manejo florestal urbano e da agricultura rural em processo de conversão do sistema de produção convencional para a produção orgânica.A feira será realizada às sextas-feiras, das 7h às 13h, na Rua Goiás, entre a Avenida Augusto de Lima e a Rua da Bahia. O processo seletivo para a permissão remunerada de uso do espaço público aos feirantes será conduzido pela Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional. O regulamento da Feira de Agricultura Urbana será elaborado no prazo de 90 dias a partir da publicação do decreto de criação, e a estimativa é de que a feira seja aberta em 120 dias.
Saiba mais aqui.