Volta às aulas sem desperdício!

20 de janeiro de 2014

A volta às aulas sempre exige muita paciência na hora da compra do material escolar. Listas quilométricas, que incluem novos livros, cadernos, mochilas e acessórios como estojo, lápis, caneta, borracha, régua, entre outros itens, assustam os pais e desconsideram a sustentabilidade.Na tentativa de minimizar os gastos e o desperdício, a reutilização do material escolar pode ser uma boa alternativa para os pais e para as escolas. Nem todo livro fica ultrapassado de um ano para o outro, nem todos os cadernos são totalmente preenchidos e a maioria dos acessórios podem e devem ser reaproveitados.

A renovação desnecessária de todo o material escolar incentiva o consumismo entre as crianças e os adolescentes, o que seria diferente se a primeira opção fosse a reutilização. Além de diminuir o impacto sobre o meio ambiente, os estudantes aprenderiam a economizar e dariam novo valor aos seus objetos e acessórios de uso escolar.

É importante que os jovens aprendam, primeiramente, a conservar os materiais escolares. Apresentamos abaixo sugestões que podem ajudar a economizar e que, ao mesmo tempo, agradam os filhos que querem dar um aspecto novo ao que foi utilizado durante todo o ano que passou. A ideia é conservar, reaproveitar e, por último, comprar.

Conservar 

Procure conservar os materiais organizados (lápis nos estojos, livros encapados, colas e tintas tampadas). É mais fácil mantê-los em bom estado quando tudo está arrumado. Encapar os cadernos, as agendas e os livros vai ajudar a mantê-los conservados por mais tempo. Uma dica é utilizar folhas ou adesivos plásticos.

Se possível, lave as mochilas e as lancheiras com frequência. Além de ficarem sempre em bom estado, também manterão limpos os produtos e materiais que estarão dentro delas.

Reaproveitar

Para dar um novo aspecto aos lápis que descascaram ao longo do ano, vale encapá-los com papeis e/ou adesivos. Outra dica específica para o estojo é utilizar outros materiais como tecido, tintas, colas e produtos de pintura para personalizá-lo com desenhos feitos a mão.

Também é possível aproveitar os cadernos que foram usados pela metade. Basta arrancar as folhas já utilizadas e juntar tudo numa mesma encadernação, utilizando uma espiral. A melhor parte será customizar a capa, usando recorte de revistas ou adesivos, e aproveitar o momento para integração entre pais e filhos.

Uma boa dica é buscar nas escolas modos alternativos para a troca de livros. Fazer contato com os pais das outras séries evita a compra desnecessária dos livros didáticos. Esse simples ato vai contribuir para a conscientização dos alunos e para a redução dos problemas de esgotamento dos recursos não renováveis.

Conversar é sempre uma boa maneira de conscientizar a todos sobre a importância social e ambiental de reutilizar de forma criativa os produtos.

Comprar quando necessário

Ao escolher os materiais escolares, busque, sempre que possível, os de maior vida útil. Atualmente, existem muitos produtos que podem ser reutilizados com a troca de refil. Além de custarem mais barato, contribuem para economizar a matéria-prima que seria utilizada para fabricar uma nova embalagem.Pesquise os preços antes de efetuar a compra de materiais novos para economizar nos gastos e, antes de comprar os livros, leve a lista até um sebo, que normalmente vende produtos seminovos com descontos significativos.

Faça você mesmo! 

Estojo de garrafa PET

Gostou da nossa sugestão e quer fazer em casa? Uma ótima ideia para economizar na compra dos estojos é fazer você mesmo um estojo de garrafa PET. É fácil, prático e econômico. Você pode fazer de qualquer tamanho e cor que quiser. Veja o vídeo para aprender!

Para mais ideias de reutilização e reaproveitamento do material escolar, clique aqui
Além dessas dicas, aproveite e confira neste site várias outras 
informações bacanas sobre a volta às aulas.

Reutilizar com criatividade:

o vinavina apoia!