Mexa-se >> caminhadas

7 de abril de 2014

Por que não caminhamos mais? 

Mais do que um hábito saudável, a caminhada é uma forma de contribuir para uma cidade mais humana e com menos carros nas ruas. Caminhando, você pode parar, entrar e sair dos lugares sem pensar no estacionamento, pode ver as pessoas, pode interagir mais. Para viver a cidade, é preciso caminhar. A cidade onde vivemos sempre tem algo novo a nos mostrar.

Movimentos positivos para os nossos pés

Seu bairro é caminhável? Caminhabilidade é um novo conceito de mobilidade urbana, que leva em conta a facilidade de caminhar por um determinado local. É o método que mede a capacidade de um ambiente receber pedestres e que tem como objetivo tornar os deslocamentos a pé agradáveis e seguros para quem caminha. Pode-se falar em caminhabilidade em proporção: rua, bairro, cidade ou, até mesmo, um caminho específico. Para saber mais, clique aqui.

Caminhando Passo a Passo 
Prestando atenção no uso do carro na zona onde moram, estudantes de Porto Alegre (RS) criaram o projeto Passo a Passo para incentivar o hábito da caminhada entre os moradores. A ideia é instalar placas de sinalização exclusiva para pedestres, indicando o tempo para fazer determinado trajeto a pé e quantidade aproximada de calorias gastas com o exercício.

Para arrecadar a verba necessária e pôr a ideia em prática, o grupo de alunos colocou o projeto no Catarse, um site de financiamento coletivo. Assista o vídeo para saber mais e clique aqui para colaborar.

Projeto Caminhar 

O Projeto Caminhar 2014 foi realizado durante os meses de janeiro e fevereiro, em diversas praças da capital mineira. Nos cinco fins de semana de duração do Projeto, cerca de 40 mil pessoas foram beneficiadas. Médicos, educadores físicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem ofereceram serviços gratuitos como aferição de pressão e peso e dicas de saúde. Aulas de alongamento ensinaram como preparar o corpo para a caminhada. Para saber mais, clique aqui.

 

Por que a caminhada é uma boa escolha? 

A prática de exercícios físicos é fundamental para a saúde. A recomendação de pelo menos meia hora por dia não é à toa: os 30 minutos diários ajudam a acelerar o metabolismo, oxigenar o cérebro e melhorar o condicionamento físico, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é de graça, pode ser feita praticamente a qualquer hora do dia e não tem restrição de idade!

Clique aqui e veja os 11 benefícios da caminhada para o corpo e para a mente.

 

Acessibilidade

Ruas, estacionamentos, parques e outras áreas urbanas precisam ser planejadas para permitir que todos circulem com segurança e de forma adequada e acessível.

A acessibilidade garante o acesso de todos os cidadãos às edificações, à via pública, aos transportes e às tecnologias de informação e comunicação, com o máximo possível de autonomia e de usabilidade.

O conceito de acessibilidade também deve ser levado em conta em todas as etapas do caminho percorrido por um pedestre na rua. Um ônibus equipado com elevador para cadeira de rodas não é suficiente se o cadeirante não tiver um acesso adequado ao ponto de ônibus. A rede de transporte de uma cidade precisa ser acessível em todos os pontos, uma vez que qualquer pessoa só pode completar seu caminho se todos os elos dessa rede, da porta de casa ao destino final, forem seguros e acessíveis.

Uberlândia (MG): cidade modelo em acessibilidade

Depois da criação, pela prefeitura da cidade, em 2000, do Núcleo de Acessibilidade, todas as obras de uso coletivo passaram a ser vistoriadas – nenhuma sai do papel sem um projeto de acessibilidade –, garantindo o direito de ir e vir a todos os moradores.

O resultado é uma cidade equipada com as adaptações de inclusão necessárias e cuja população mudou seu modo de agir por meio da integração social, em larga escala, das pessoas portadoras de deficiência.

Comece a se movimentar…

Caminhe com segurança
Os pedestres – ou seja, todos nós – embora muitas vezes negligenciados, também são parte do trânsito. Pensando nas pessoas em primeiro lugar, a OMS (Organização Mundial da Saúde) lançou a cartilha “Segurança para Pedestres”, que traz boas práticas em uma abordagem holística, que inclui elementos como engenharia de trânsito, fiscalização, legislação e medidas de conscientização.

Acesse aqui o manual completo.

Vamos ser mais sociáveis no trânsito? 

Aqui vão algumas dicas:

  • Respeite a faixa: se você é pedestre, atravesse sempre na faixa de segurança. Se você é motorista, respeite a sinalização: a preferência é do pedestre.
  • Espere o sinal: mesmo que a rua esteja vazia, aguarde o sinal; as crianças costumam seguir o exemplo dos adultos.
  • Respeite o pedestre: se o sinal abrir durante a travessia, os motoristas devem esperar que os pedestres concluam o trajeto até o outro lado da rua.

Não estamos presos no trânsito, 

nós somos o trânsito!