Fim dos lixões no país. Será?

1 de agosto de 2014


Lixão Itarirí, Ilhéus (BA).

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em 2010 e instituída pela Lei 12.305/10, determinou que todos os lixões do país deverão ser fechados até 2 de agosto de 2014. A PNRS busca a prevenção e redução de resíduos gerados, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos que propiciem o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos que ainda tenham valor econômico e possam ser reaproveitados, além da destinação ambientalmente adequada daquilo que não pode mais ser usado e nem mesmo transformado.Na véspera da Lei entrar em vigor, metade das cidades brasileiras ainda não está preparada. O problema é gigante. O Brasil gerou 62 milhões de toneladas de lixo, segundos dados de 2012. Só a Região Sudeste é responsável por metade desse volume. As prefeituras, os governos estaduais e o governo federal tiveram quatro anos para se preparar para acabar com os lixões. Mas, em várias cidades, o problema está muito longe de uma solução.

Os aterros sanitários devem ser forrados com manta impermeável para evitar a contaminação do solo. O chorume, que é aquele líquido liberado pela decomposição do lixo, deverá ser tratado. E o gás metano, também resultado da decomposição, e que pode explodir, terá que ser queimado.


Esquema de funcionamento de um aterro sanitário. Clique para ampliar.

Como podemos fazer a nossa parte? 
O problema nos lixões também é nosso. Com pequenas e simples atitudes podemos ajudar a reduzir a quantidade de lixo que vai para os aterros diariamente. Priorizando sempre iniciativas positivas em favor da natureza e pela preservação do nosso planeta, o vinavina selecionou boas notícias que podem (e devem) servir de inspiração para todos nós.
Você vai se surpreender com tanta coisa boa que está acontecendo e como isso pode mudar, sempre pra melhor, a sua vida e a da sua comunidade.

altofalante-1

No Alto Falante, você sempre vai encontrar acontecimentos importantes em escala local/regional – Belo Horizonte/Minas Gerais – e, também, em escala nacional e mundial. Sempre boas notícias que podem motivar mais pessoas para uma nova atitude! Cabe a você nos ajudar a replicar, reproduzir, compartilhar, pulverizar do jeito que achar melhor. O importante é que as boas novas se espalhem e  mobilizem outras pessoas.

Divulgar é bom. 
Participar é melhor ainda.

Reciclagem de pneus bate recorde no Brasil 

Sim, o reaproveitamento de pneus velhos bate recordes no Brasil. A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) coletou e encaminhou para a reciclagem mais de 223 mil toneladas de pneus inservíveis, só no primeiro semestre deste ano. É algo como quase 45 milhões de pneus de carros de passeio. Com esses resultados, a indústria de pneus está conseguindo se adequar à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que exige que os fabricantes de todos os setores sejam responsáveis pelo destino final de seus produtos depois de consumidos. Que sirva de exemplo.
Clique aqui para saber mais.

Reciclagem de buchas de uso doméstico
Para deixar o planeta mais limpo, a Scotch-Brite juntou-se à TerraCycle para criar um programa de reciclagem de esponjas de limpeza de uso doméstico. O programa irá proporcionar um destino mais nobre para as esponjas descartadas e a oportunidade de arrecadar dinheiro para os participantes.

Para cada unidade de resíduo enviada, o seu time de coleta receberá 2 pontos, que equivalem a R$0,02 (1 ponto = R$0,01) e poderão ser revertidos em doações para uma entidade sem fins lucrativos ou escola de sua escolha. Para saber mais sobre como participar, clique aqui.

Reciclagem de garrafas plásticas alimenta cães abandonados
A empresa turca Pugedon teve uma ideia genial para incentivar as pessoas a reciclarem. Através de uma máquina instalada nas ruas, os cidadãos podiam descartar garrafas plásticas e, em troca, alimentar cães e gatos desabrigados.
Assim que a pessoa faz o descarte, a máquina libera uma quantidade de ração equivalente à quantidade de material depositado. Ela fica disponível em uma abertura na altura dos animais e qualquer cão ou gato desabrigado pode se servir à vontade.

Veja abaixo o vídeo da ação:

E para saber mais, clique aqui.

Transformando lixo em arte
Transformar lixo em arte tornou-se uma prática comum. Os artistas conseguem dar valor aos materiais descartáveis utilizando desde os objetos mais simples até as esculturas mais incríveis. Conheça aqui alguns exemplos de trabalhos impressionantes.


Trabalho da norte americana Ann P. Smith.

vinavina já divulgou aqui no blog o trabalho de Armando Oliveira, um artista brasileiro que transforma objetos eletrônicos descartados em obras de arte. Clique aqui para ler.

E pra quem gosta de tecnologia e de estar sempre conectado…
Plataforma EducaRES

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou uma nova ferramenta digital, que reúne iniciativas envolvendo educação ambiental e comunicação social em resíduos sólidos. A Plataforma EducaRES tem o objetivo de mapear e divulgar ações que ajudem a enfrentar os desafios da implantação da Política Nacional de Resíduos (PNRS). Saiba mais aqui.

Aplicativo para celular da Rota da Reciclagem
Que tal ter o Rota da Reciclagem em seu celular? Se você tem um iPhone, acesse este link e baixe o aplicativo! Assim, você consegue ver, em qualquer lugar, os pontos de entrega de materiais recicláveis mais próximos de você. O vinavina testou e aprovou!

Confira abaixo outros posts relacionados:

Descarte inteligente

Consumo consciente

Consuma sem consumir o mundo!

Nem lixo, nem sucata: todo material é matéria-prima para a arte.

Lixo: questão ambiental e social.

Carnaval de ideias: máscaras sustentáveis