Nova Sede Vina

4 de setembro de 2014

Em 2010, teve início a construção da nova sede da Vina, a partir de um projeto coerente com a sua proposta de sustentabilidade e de responsabilidade socioambiental. Durante o mês de setembro, com postagens especiais aqui no vinavina, você vai conhecer a história por trás desse projeto, desde a sua elaboração até a ocupação do espaço, em junho de 2014.

Grupo multidisciplinar 
A empresa Vina – Gestão de Resíduos Sólidos e Locação de Equipamentos desenvolve, desde 2008, um projeto multidisciplinar para a construção de sua nova sede, a fim de minimizar os impactos ambientais gerados tanto no processo de construção quanto na utilização do edifício. Para elaborar um projeto inovador, capaz de pensar em todas as áreas de atuação, foi montada uma equipe multidisciplinar, formada por biólogos, engenheiros e arquitetos. Também faz parte dessa equipe o Grupo NOC – Novos Olhares Sobre a Construção e o Cidadão, da Escola de Engenharia da UFMG.

Área de preservação
Primeiramente, em 2008, os biólogos realizaram um levantamento florístico em todo o espaço do lote para identificar as espécies e o tipo de vegetação do local. Os biólogos se surpreenderam com a variedade de espécies encontradas. A partir dos dados colhidos, foram definidas áreas prioritárias de preservação, para que fosse possível conservar a “essência” vegetal do terreno.

Dentre as espécies encontradas na área, cabe destacar a orquídea Habenaria curvilabria. A espécie tinha sua última coleta documentada em 1950 e foi tratada como rara. Foram coletadas duas vias, uma para o Herbário do Departamento de Botânica da UFMG, outra para ser mantida em cultivo com a coleção viva de orquídeas do Departamento de Botânica do ICB / UFMG.

Todo o projeto arquitetônico foi pensado para respeitar o mapeamento de preservação elaborado pelos biólogos, de modo a conservar ao máximo as espécies e causar o menor impacto ambiental possível. Na elaboração do projeto também foram considerados pelo arquiteto os parâmetros de sustentabilidade estabelecidos pelo grupo multidisciplinar.

Parâmetros sustentáveis para a Nova Sede da Vina
O perfil do projeto não se enquadrava nas normas e selos verdes já estabelecidos para construções sustentáveis, especialmente por questões de conceito, prazos e recursos. A partir do questionamento sobre “o que é realmente ser sustentável?”, o grupo optou por criar parâmetros próprios de sustentabilidade no decorrer do projeto, que respeitavam as particularidades e limitações da empresa.

Educação e sensibilizaçã0  
No decorrer da execução do projeto, alguns fatos inesperados e interferências negativas ocorreram e afetaram, de forma pontual, as expectativas da equipe. Para o grupo, era evidente a necessidade de educar e sensibilizar as pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, no projeto Nova Sede da Vina: equipe da obra, usuários da edificação e comunidade local.


Impacto ambiental: queimada criminosa para venda de lenha ilegal.

Assim, foram propostas ações educativas que priorizassem uma reflexão sobre os padrões mecanizados de comportamento em relação ao meio ambiente e sobre a importância do envolvimento de cada um com o projeto: corresponsabilidade socioambiental.

Fica o convite para refletir… 
Sustentabilidade vai muito além de cuidar do meio ambiente. Envolve, também, nossas atitudes, limitações e incoerências individuais e sociais.