Trabalho conjunto Vina + UMEI

15 de setembro de 2014

Desde 2011, a Vina vem realizando um trabalho conjunto com a equipe da UMEI Águas Claras (Unidade Municipal de Ensino Infantil – PBH), que foi fundamental para a nossa aproximação com a comunidade local, da qual a Vina já faz parte. A finalidade principal desse trabalho é a formação de um elo de corresponsabilidade socioambiental, sempre com foco na educação.

Captura de Tela 2014-09-15 às 17.41.44

O início 

No projeto da Nova Sede, a ideia inicial era demarcar a área do terreno com cercas vivas. Após vários atos de vandalismo, a Vina foi forçada a construir um muro de proteção. O que era para ser um ponto negativo, se transformou em positivo: a primeira ação do trabalho conjunto com a UMEI Águas Claras foi envolver as crianças da escola, junto com os professores, em uma atividade de pintura do muro construído. A ideia se estendeu e envolveu também os adolescentes, com um grupo de grafiteiros da região. O resultado foi muito positivo! As ações realizadas pela escola estão em sintonia com a filosofia de trabalho do Departamento Socioambiental, o que proporcionou o desenvolvimento de várias ações socioeducativas e sensibilizadoras, envolvendo a escola, os alunos, os professores e as famílias.


Projeto Cultura da Criança 
Com a criação e coordenação do educador e brincante Adelsin, o foco desse projeto é o resgate das brincadeiras antigas. Foi realizada uma série de encontros com as famílias, a fim de estimular a arte do brincar e de inserir os educadores da UMEI no universo da criança.


Oficinas de reutilização 
Com a coordenação da artista e designer Cristina Araújo, foram desenvolvidas oficinas de reutilização e reaproveitamento de sucatas, focadas no resgate da autoestima e geração de renda complementar para as famílias da comunidade. O aprendizado foi integral, desde a separação correta dos materiais até as técnicas de comercialização dos objetos produzidos. Durante as oficinas, Cristina aproveitava para conversar e abordar temas educativos, reforçando a importância do cuidado com o lixo e a prática diária da reutilização.


Projeto Circo para Todos
Esse trabalho foi elaborado gradativamente, a partir das demandas dos participantes e das necessidades da comunidade. Coordenado pelo grupo Circo em Cena, as oficinas têm o foco no desenvolvimento da cultura e da arte, com leveza, alegria e resgate da autoestima.


Projeto de educação ambiental
Esse trabalho teve como propósito resgatar os valores ecológicos e sociais das crianças e dos funcionários da UMEI. Foi realizada uma pesquisa sobre hábitos alimentares, que mostrou um grande déficit na alimentação das crianças e famílias da comunidade. Para incentivar a reeducação alimentar, o Departamento Socioambiental desenvolveu um caderninho de receitas com foco no aproveitamento integral dos alimentos, que você confere a seguir.


Caderninho de receitas 


Passeata pelo bairro na Semana da Educação Infantil, realizada dia 25 de agosto de 2014.

Além de todos os projetos e ações citados acima, a Vina e a UMEI vêm realizando diversos tipos de intervenções e atividades com a comunidade. Esse trabalho conjunto vem gerando bons frutos e foi fundamental para a aproximação e aceitação da Vina como parte da comunidade Águas Claras.

“Nenhum de nós é tão bom
quanto todos nós juntos”