Alto falante >> vamos economizar!!

24 de março de 2015

O dia 22 de março é o Dia Mundial da Água. Nossas ações de conservação devem ir muito além dessa data, pois todo dia é dia de economizar. Avalie as suas atitudes para promover o cuidado pleno com a água. A vida, a nossa existência, a construção de um mundo sustentável só serão possíveis com cooperação e corresponsabilidade!

No Alto Falante você sempre vai encontrar boas notícias e informações atualizadas que poderão motivá-lo a ter uma nova atitude em relação às pessoas, em favor da natureza e na preservação do nosso planeta. Cabe a você nos ajudar a replicar, reproduzir, compartilhar, pulverizar do jeito que achar melhor. O importante é que a boa notícia se espalhe e que mobilize outras pessoas.


Divulgar é bom. 
Participar é melhor ainda.

Cisterna Já
Iniciativa independente que pretende promover o reaproveitamento da água da chuva. O grupo Cisterna Já é composto por pessoas ligadas à permacultura e desde agosto de 2014 vem buscando soluções para a questão.
Clique aqui para saber mais.

Não chove, não lavo
Trata-se de uma campanha bem-humorada de conscientização e mobilização para a economia de água. Lavar um carro consome, em média, 500 litros de água. Ao mostrar que é possível poupar água, deixando de lavar o carro em períodos de escassez, a TNC – The Nature Conservancy espera lembrar às pessoas da importância de economizar água também em outras ações cotidianas.

Mudança de hábitos
Inovações tecnológicas e políticas públicas podem ser ferramentas efetivas para a transição para uma sociedade mais sustentável. Mas é importante lembrar que é preciso também inovar nos padrões de produção e de consumo para que seja possível alcançar o bem-estar desejado pela sociedade, com um uso muito menor de recursos naturais, como a água. A crise hídrica no Brasil é gravíssima. Necessitamos, ao mesmo tempo, de uma produção mais responsável e de um consumo mais consciente, como mostra essa reportagem que cita bons exemplos de economia em escolas paulistanas.

Água pede água 
Campanha de mobilização da sociedade para o consumo consciente de água. Diante da crise hídrica que vivemos no País, a situação exige uma ação coletiva, integrada e de larga escala, com a participação de vários atores sociais. Na oferta de informações à população, a campanha busca “desautomatizar” o consumo de água, por meio do engajamento de todos, como cidadãos, em uma nova postura de uso consciente desse recurso imprescindível e de forma permanente. Saiba mais e participe: http://www.aguapedeagua.org.br

Na Vina 
Para incentivar a nossa equipe a se mobilizar contra o desperdício, dentro e fora da empresa, o Departamento Socioambiental da Vina vem realizando uma campanha interna, feita com uma série de placas educativas, alertando e orientando sobre o uso consciente da água.

Além dessa iniciativa, o projeto inicial da Nova Sede já contava com alguns diferenciais em favor da economia de água e de energia. Para ajudar na luminosidade dos ambientes, todas as paredes foram pintadas de cores claras, diminuindo, assim, a quantidade de lâmpadas acesas.

Os banheiros foram equipados com torneiras automáticas (que se desligam sozinhas e evitam o desperdício), chuveiros com arejadores, que podem resultar em uma economia de até 50% do gasto comum, e os vasos sanitários possuem caixa acoplada e descargas econômicas, separadas para cada necessidade.

 

Dia Mundial da Água:

Grito pelos rios e montanhas de Minas 

No Dia Mundial da Água, com o intuito de refletir sobre o modo como a sociedade civil e as instituições têm se posicionado diante desse recurso fundamental para a vida no planeta, uma série de entidades se reuniu para organizar o evento Dia Mundial da Água: Um grito pelos rios e montanhas de Minas. Entre outros, são parceiros dessa empreitada: Projeto Manuelzão, Comitê de Bacia Hidrográfica Velhas, Coletivo Santo Antônio, Movimento Gandarela, Primo – Primatas da Montanha, PISEAGRAMA, Copasa, SESC MG, Fundação de Parques Municipais, Universidade do Estado de Minas Gerais.

Essa iniciativa conjunta se caracteriza por três eixos: colaboração, diversidade e voluntariado. O evento foi realizado no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no dia 22 de março de 2015. A programação contou com uma série de atividades culturais, lúdicas e de educação ambiental, todas com entrada gratuita. Confira as fotos abaixo (retiradas da página do evento no Facebook):

Você sabe de que rio vem 
a água que você bebe?