Na Lata – Fevereiro 2016

1 de fevereiro de 2016

Fevereiro, 2016

brincatrem

O cenário da educação, no Brasil e no mundo, é diverso e é desigual. A educação é a base para a descoberta e o entendimento de um mundo cada vez mais complexo. Embora esse cenário atual – e não só na educação – não seja favorável para a maioria das crianças do planeta, felizmente encontramos pessoas e grupos – educadores sensíveis e atentos – que “estão corajosamente enfrentando os desafios de reinventar a educação infantil do nosso tempo”.

As crianças pequenas têm um mundo próprio e estão dando os primeiros passos na jornada da vida. Em favor do crescimento pleno dessas crianças, que têm um longo caminho a percorrer – na educação e na vida -, precisamos conhecer e valorizar o universo da infância. Contrariando modelos de educação que promovem o individualismo e transformam as escolas em espaços de “castigo”, é preciso investir na criação de espaços de liberdade, ampliando a prática da melhor coisa que existe e que as crianças sabem de cor: brincar!

E como brincar não tem fronteiras, vamos conhecer uma dessas pessoas que vêm abrindo espaços significativos para a alegria e a liberdade de brincar e de aprender brincando.

Ela é brasileira, mora em Nova York há 14 anos, e com o seu Let’s Playgroup vem chamando as crianças para brincar todos os dias. Sua casa se transforma diariamente em território livre, adaptado para receber crianças de idades variadas que, ali, podem conviver, descobrir, explorar, aprender, interagir e, principalmente, se sentem livres para brincar sem parar!

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.