Sempre é tempo de aprender…

16 de fevereiro de 2016

Em época de volta às aulas, nos preocupamos com o material escolar para os filhos, com o meio de transporte adequado, com a nova mochila e com várias outras coisas. Mas é tempo também de começar a pensar sobre o rumo da educação no Brasil.

Não é de hoje que pessoas ao redor do mundo questionam o modelo tradicional de educação. Cada vez mais torna-se necessário o intercâmbio entre o método tradicional de ensino e os avanços tecnológicos, com conteúdos dinâmicos e de qualidade para prender a atenção dos alunos, aliados aos conteúdos elaborados pelos professores. Outro aspecto fundamental é o contínuo envolvimento da família nesse processo.

Pensando nisso, o vinavina traz uma série de postagens especiais sobre essa questão.

Questionando

Que tal começar nossa reflexão acompanhando a produção consistente e criativa de pessoas que já estão ampliando a discussão sobre a educação no mundo? Muitos filmes e documentários discutem os conflitos e contradições do modelo educacional vigente, apresentando novas alternativas.
Confira aqui uma lista de sete filmes, nacionais e internacionais, inspirados na proposta de (re)pensar a educação. A gente destaca o documentário de João Jardim, “Pro dia nascer feliz”, de 2006. O filme descreve o cotidiano de jovens em escolas de diferentes regiões brasileiras. Do sertão de Pernambuco a um bairro elitizado de São Paulo, passando por uma instituição para adolescentes em conflito com a lei, Jardim encontra excelentes personagens para expor a complexidade da educação no Brasil, entrevistando estudantes e professores em seus ambientes e rituais escolares. O sofrimento, a solidão, os medos e os sonhos desses jovens são narrados por suas vozes, em depoimentos emocionantes e reveladores, assim como a batalha de quem trabalha, com pouquíssimos recursos, em um sistema historicamente defeituoso no que diz respeito à educação. Confira abaixo o trailer:

Não perca essa!
O caminho para a construção de uma nova realidade – na educação e na vida – passa pela valorização do universo da infância com a criação de espaços de liberdade para a melhor coisa que existe e que as crianças sabem de cor: brincar!

Em 2016 vamos compartilhar, aqui, iniciativas e experiências de pessoas, grupos e instituições que vêm, corajosamente, trabalhando para criar e garantir espaços valiosos de interação e vivência do universo livre da infância.
Para começar, vocês vão conhecer Lelé Luiza e seu Let’s Playgroup. Aguardem!