2 de outubro de 2016
‘Déficit de natureza’ provoca problemas físicos e mentais em crianças, alerta especialista
Saem as brincadeiras no quintal, entram os apartamentos. Saem as praças e parques, entram os prédios. Saem os jogos na rua, entram os tablets e videogames.
Basta um olhar rápido para perceber que nas grandes e médias cidades o contato das crianças com a natureza, em geral, vem diminuindo.
E para o americano Richard Louv, autor do livro A Última Criança na Natureza, essa constatação nada tem a ver com um saudosismo barato, mas, sim, com os impactos negativos causados pelo o que ele chama de “Transtorno de Déficit de Natureza”.
“Brincar é uma das principais expressões das culturas infantis e é sempre preciso falar no plural, pois as experiencias são muito distintas no Brasil, especialmente pelas marcas das desigualdades aqui, ou seja, não existe infância brasileira, mas, sim, infâncias”.
Samy Lansky
Para ler o texto
O DIREITO (DA CRIANÇA) À CIDADE
de Samy Lansky – Arquiteto e Doutor em Educação
Toda criança merece carinho e respeito!
O nosso blog vem publicando referências e entrevistas com pessoas que se preocupam, de verdade, com a criança e com o universo da infância. Por acreditar que o pensamento, o trabalho e o amor dessas pessoas pelas crianças continua firme e atuante, oferecemos aqui, novamente, esses registros. Nossa sugestão é que vocês procurem saber o que andam fazendo hoje pelo mundo – e por todas as crianças – essas pessoas incríveis que são Adelsin, Lelé Luiza e Peo (Maria Amélia Pereira).
Adelsin Educador, aprendiz de crianças, brincante, reciclador de brinquedos e de idéias em favor da criança e da natureza
Lelé Let’s PlayGroup!
Casa Redonda Espaço na natureza, aberto ao encontro sensível com a vida presente nas crianças.
Criança Não Trabalha
(Paulo Tatit / Arnaldo Antunes)
O que nós somos é o que fazemos, e o que fazemos é o que o ambiente nos faz fazer.
Jonh Watson