12 de dezembro de 2016
Estamos comemorando seis anos do nosso VInaVINA. Isto é motivo de muito orgulho e alegria para nós.
Nesses primeiros anos de vida estivemos presentes e atuantes, buscando informar e sensibilizar nossos leitores para fomentar atitudes conscientes e positivas, colaborando, assim, com um mundo mais justo e mais alegre.
Por isso, fizemos uma retrospectiva das postagens que traduzem a nossa essência e podem dar uma boa ideia do que viemos promovendo por aqui nesses seis últimos anos:
Aproveitando a época do Natal, vamos começar por uma das nossas campanhas que, repetidas todos os anos, tem sido muito bem sucedida e tem mobilizado muita gente com sua proposta: DESEMBRULHE COM CARINHO!
Embrulho >>> Desembrulho >>> Reaproveito >>> Reciclo
Desembrulhe com o mesmo carinho com que você recebe o presente!
Depois de apresentar boas ideias e iniciativas vistas no TEDx Curitiba, o vinavina traz, nesta semana, alguns vídeos relacionados aos palestrantes do evento.
Muitas ações e manifestações foram realizadas durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. No Brasil, medidas importantes foram anunciadas pelo Governo Federal e, simbolicamente, o fechamento do lixão de Gramacho (RJ) coloca na pauta pública a urgência de medidas que acabem com os lixões em todo o Brasil.
O vinavina reuniu algumas notícias e alguns links interessantes para vocês!
O que fazer com os móveis que não queremos mais, com a geladeira velha e com aquele colchão que não tem mais uso?
Onde jogar fora o celular estragado, as baterias e pilhas antigas e o óleo de cozinha que já foi utilizado?
Como descartar corretamente os remédios vencidos e o entulho gerado na reforma?
Para ajudar na resposta destas e de outras perguntas, o vinavina reuniu informações e dicas sobre o que é e como colocar em prática o Descarte inteligente
O problema nos lixões também é nosso. Com pequenas e simples atitudes podemos ajudar a reduzir a quantidade de lixo que vai para os aterros diariamente. Priorizando sempre iniciativas positivas em favor da natureza e pela preservação do nosso planeta, o vinavina selecionou boas notícias que podem (e devem) servir de inspiração para todos nós.
No Dia Nacional do Cerrado reunimos diversos motivos para preservarmos e cuidarmos do segundo maior ecossistema brasileiro, que contém 5% de todas as espécies do planeta e 30% da biodiversidade brasileira.
Cada vez mais, fica evidente que já não faz nenhum sentido aceitar que existam diferenças entre homens e mulheres no direito de estar no mundo. Neste século 21, os papéis sociais das mulheres – além do que já têm, naturalmente, como mãe, avó, tia, madrinha, irmã, amiga… – vêm confirmando o seu valor como ser pensante, atuante e competente. Igualdade, liberdade e justiça entraram definitivamente na pauta e na vida de todas as mulheres do mundo. O vinavina preparou uma seleção de referências sobre a atuação das mulheres contemporâneas.
Uma das primeiras sociólogas no Brasil a abordar, ainda na década de 1980, a questão do lixo a partir de uma dimensão social, Sônia Maria Dias participou ativamente das primeiras experiências de coletas de lixo em favelas de Belo Horizonte.
“Meu nome é Alessandra Luiza de Morais Gabriel, mas ganhei de uma criança o apelido de Lelé e aí sou Lelé desde sempre. Vim para Nova York em 2002, para ficar por seis meses, e nunca mais voltei”.
Ela é brasileira, mora em Nova York há 14 anos, e com o seu Let’s Playgroup vem chamando as crianças para brincar todos os dias. Sua casa se transforma diariamente em território livre, adaptado para receber crianças de idades variadas que, ali, podem conviver, descobrir, explorar, aprender, interagir e, principalmente, se sentem livres para brincar sem parar!