11 de junho de 2018
Diante da atual realidade ambiental brasileira, marcada pela devastação de florestas, pela poluição ambiental e pelo consumismo desenfreado, é impossível para qualquer empresa brasileira se mostrar indiferente a tudo isto. A Vina tem se esforçado em fazer a sua parte. A Semana Mundial do Meio Ambiente tem sido uma oportunidade importante para trabalhar o compromisso e a conscientização da sua equipe e da comunidade ao seu redor.
Todos os anos, desde 1972, o dia 5 de junho é celebrado como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Desde 2015, a equipe da VINA se reúne para refletir sobre os problemas ambientais e a importância de preservação e conscientização ambiental.
Aproveitando o tema mundial da campanha – Acabe com a Poluição Plástica -, a equipe do Departamento Socioambiental da Vina organizou um café da manhã com uma roda de conversa sobre o tema, que é um dos maiores desafios da atualidade.
Em todo o mundo, o consumo desenfreado de plástico, nos últimos 10 anos, é maior do que o dos últimos 100 anos. O estilo de vida, o consumo descontrolado de garrafas plásticas descartáveis, e o descarte incorreto de todo tipo de embalagens plásticas, têm causado prejuízos a vários ecossistemas, em especial aos ecossistemas aquáticos.
O objetivo desta conversa é chamar a atenção de todos para novas práticas de redução do consumo de produtos plásticos, reutilizar quando possível, e, também, descartar corretamente. Atualmente, apenas 9% de todo o material disponível para a reciclagem no mundo é destinado corretamente.
Diante de tantos dados preocupantes, a equipe refletiu sobre suas ações, contribuindo com ideias e comentando iniciativas, campanhas e atitudes que são realizadas tanto na VINA, coletivamente, quanto individualmente.
Como a prática é que cria o hábito, toda a equipe reunida participou da oficina de chaveiros com reaproveitamento de tampinhas de garrafas plásticas, desenvolvida e ministrada pela designer Cristina Araújo. Antes foi feita uma Campanha, direcionada à toda equipe, para doação de tampinhas de garrafas PET para serem utilizadas nesta oficina.
Mais uma vez o dia Mundial do Meio Ambiente na Vina foi especial. A reflexão coletiva destacou a corresponsabilidade na preservação do meio ambiente e no compromisso para a redução da poluição plástica. Afinal, cada um é responsável pelo lixo que produz.
Abaixo alguns Posts anteriores sobre esta data:
Falar sobre o meio ambiente e a preservação da natureza é um processo de reconhecimento de valores, habilidades, atitudes e competência voltadas para uma população que seja consciente e preocupada com o ambiente, e com os problemas associados a ele.
A preocupação com o meio ambiente é atual, envolve toda a sociedade e tem que incluir as crianças. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores são as chances de despertar a consciência para a preservação ambiental. Durante a visita, os alunos foram convidados a caminhar pela trilha interpretativa da VINA, onde vivenciaram momentos de observação e de experimentação de uma relação com mais afeto pela natureza.
Aproveitando as comemorações entorno do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Vina recebeu alunos da UMEI Águas Claras, Barreiro – MG, para uma reflexão sobre o meio ambiente e sua conexão com os seres humanos. Durante a visita, os alunos foram convidados a caminhar pela trilha interpretativa da Vina, onde vivenciaram momentos de observação e de experimentação de uma relação com mais afeto pela natureza.
Durante o bate-papo com as crianças, foi apresentada a obra “Não existe lixo FORA”, criada e produzida pela artista Cristina Araújo a partir de materiais descartados da produção de um clipping do Departamento Socioambiental da empresa.
Toda a atividade foi bem divertida, alegre, com muita informação, curiosidade e interação por parte das crianças, que aprenderam, também, como descartar corretamente o lixo produzido por elas nas lixeiras de coleta seletiva da empresa, após o lanche. Além disso, elas refletiram sobre a importância do uso de canecas retornáveis, que eles trouxeram da escola, para diminuir a produção de lixo descartável em casa, na escola e no mundo. A VINA acredita que é fundamental aproveitar essas oportunidades de promoção de consciência ambiental com o público infantil. São as crianças as nossas futuras cidadãs.
Quadros de aviso criados e produzidos com placas de computadores
As placas foram encontradas e doadas ao Departamento Socioambiental da VINA em uma visita à Coopemar – Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Oeste de Belo Horizonte, uma das parceiras da REDE de Coleta Seletiva da VINA (Veja detalhes na pág. 239 do nosso E-book). A partir desse material foram produzidos, pela designer Cristina Araújo, quadros de aviso e pranchetas de mão.
Bicicletário
Em 2015, quando o Departamento Socioambiental se mudou para a atual sede da VINA, foi disponibilizado um bicicletário para a sua equipe interna, com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte para o trabalho e, ainda, trazer uma reflexão sobre mobilidade urbana e vida saudável.
Em 2018, finalmente, essa iniciativa começou a mostrar resultado prático. Eduardo Eler, da equipe de Manutenção, passou a usar a bicicleta como meio de transporte para o trabalho, inaugurando o bicicletário da Vina. Esperamos que a partir de agora, com a iniciativa do Eduardo, outras pessoas da equipe, que morem na região do entorno da empresa, sintam-se motivadas a mudar de atitude em nome da própria saúde e do meio ambiente.
Depoimento do Eduardo Eler
“Meu nome é Eduardo Ribeiro Louback Eler e eu sou controlador de manutenção da Vina. A ideia de andar de bicicleta surgiu quando fiz uns exames e deu alterações cardíacas. Um dia, tive a ideia de utilizar a bike para ir trabalhar, acabei gostando e eu tento usá-la o máximo possível. Automaticamente eu fui desenvolvendo um pensamento ecológico e, hoje, uso menos o carro e contribuo para o meio ambiente. Agora uso a bike não só para trabalhar, mas, sim, nas minhas atividades cotidianas. Hoje a minha história com a bike virou coisa séria e participo de pequenas competições, colecionando algumas medalhas de participação”.