Semana Mundial do Meio ambiente 2018

Diante da atual realidade ambiental brasileira, marcada pela devastação de florestas, pela poluição ambiental e pelo consumismo desenfreado, é impossível para qualquer empresa brasileira se mostrar indiferente a tudo isto. A Vina tem se esforçado em fazer a sua parte. A Semana Mundial do Meio Ambiente tem sido uma oportunidade importante para trabalhar o compromisso e a conscientização da sua equipe e da comunidade ao seu redor.

#AcabecomaPoluiçãoPlástica

Todos os anos, desde 1972, o dia 5 de junho é celebrado como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Desde 2015, a equipe da VINA se reúne para refletir sobre os problemas ambientais e a importância de preservação e conscientização ambiental.

Aproveitando o tema mundial da campanha – Acabe com a Poluição Plástica -, a equipe do Departamento Socioambiental da Vina organizou um café da manhã com uma roda de conversa sobre o tema, que é um dos maiores desafios da atualidade.

Em todo o mundo, o consumo desenfreado de plástico, nos últimos 10 anos, é maior do que o dos últimos 100 anos. O estilo de vida, o consumo descontrolado de garrafas plásticas descartáveis, e o descarte incorreto de todo tipo de embalagens plásticas, têm causado prejuízos a vários ecossistemas, em especial aos ecossistemas aquáticos.

O objetivo desta conversa é chamar a atenção de todos para novas práticas de redução do consumo de produtos plásticos, reutilizar quando possível, e, também, descartar corretamente. Atualmente, apenas 9% de todo o material disponível para a reciclagem no mundo é destinado corretamente.

Árvore criada a partir de sobras de estruturas metálicas da obra da Sede, no projeto “Vale à Pena Usar de Novo” (saiba mais sobre o projeto na pág. 88 do nosso E-Book). E as folhas que foram fixadas na árvore, pela equipe da VINA, com palavras de reflexão, são aproveitamento das sobras do material da Campanha Desembrulhe com Carinho 2017 (saiba mais sobre esta campanha na pág. 154 do nosso E-Book).

Diante de tantos dados preocupantes, a equipe refletiu sobre suas ações, contribuindo com ideias e comentando iniciativas, campanhas e atitudes que são realizadas tanto na VINA, coletivamente, quanto individualmente.

Como a prática é que cria o hábito, toda a equipe reunida participou da oficina de chaveiros com reaproveitamento de tampinhas de garrafas plásticas, desenvolvida e ministrada pela designer Cristina Araújo. Antes foi feita uma Campanha, direcionada à toda equipe, para doação de tampinhas de garrafas PET para serem utilizadas nesta oficina.

    

    

Mais uma vez o dia Mundial do Meio Ambiente na Vina foi especial.  A reflexão coletiva destacou a corresponsabilidade na preservação do meio ambiente e no compromisso para a redução da poluição plástica. Afinal, cada um é responsável pelo lixo que produz.

Veja mais fotos

Abaixo alguns Posts anteriores sobre esta data:

2011      2012     2012    2013

2015    2016    2017

Preservar Também é Coisa de Criança

Falar sobre o meio ambiente e a preservação da natureza é um processo de reconhecimento de valores, habilidades, atitudes e competência voltadas para uma população que seja consciente e preocupada com o ambiente, e com os problemas associados a ele.

A preocupação com o meio ambiente é atual, envolve toda a sociedade e tem que incluir as crianças. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores são as chances de despertar a consciência para a preservação ambiental.  Durante a visita, os alunos foram convidados a caminhar pela trilha interpretativa da VINA, onde vivenciaram momentos de observação e de experimentação de uma relação com mais afeto pela natureza.

    

    

Aproveitando as comemorações entorno do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Vina recebeu alunos da UMEI Águas Claras, Barreiro – MG, para uma reflexão sobre o meio ambiente e sua conexão com os seres humanos. Durante a visita, os alunos foram convidados a caminhar pela trilha interpretativa da Vina, onde vivenciaram momentos de observação e de experimentação de uma relação com mais afeto pela natureza.

“Não existe Lixo FORA”

Durante o bate-papo com as crianças, foi apresentada a obra “Não existe lixo FORA”, criada e produzida pela artista Cristina Araújo a partir de materiais descartados da produção de um clipping do Departamento Socioambiental da empresa.

Veja post no facebook

Toda a atividade foi bem divertida, alegre, com muita informação, curiosidade e interação por parte das crianças, que aprenderam, também, como descartar corretamente o lixo produzido por elas nas lixeiras de coleta seletiva da empresa, após o lanche. Além disso, elas refletiram sobre a importância do uso de canecas retornáveis, que eles trouxeram da escola, para diminuir a produção de lixo descartável em casa, na escola e no mundo. A VINA acredita que é fundamental aproveitar essas oportunidades de promoção de consciência ambiental com o público infantil. São as crianças as nossas futuras cidadãs.

    

Veja mais fotos

Outras atitudes do nosso Departamento Socioambiental

Quadros de aviso criados e produzidos com placas de computadores

     

As placas foram encontradas e doadas ao Departamento Socioambiental da VINA em uma visita à Coopemar – Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Oeste de Belo Horizonte, uma das  parceiras da REDE de Coleta Seletiva da VINA (Veja detalhes na pág. 239 do nosso E-book). A partir desse material foram produzidos, pela designer Cristina Araújo, quadros de aviso e pranchetas de mão.

Bicicletário

Em 2015, quando o Departamento Socioambiental se mudou para a atual sede da VINA, foi disponibilizado um bicicletário para a sua equipe interna, com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte para o trabalho e, ainda, trazer uma reflexão sobre mobilidade urbana e vida saudável.

Em 2018, finalmente, essa iniciativa começou a mostrar resultado prático. Eduardo Eler, da equipe de Manutenção, passou a usar a bicicleta como meio de transporte para o trabalho, inaugurando o bicicletário da Vina. Esperamos que a partir de agora, com a iniciativa do Eduardo, outras pessoas da equipe, que morem na região do entorno da empresa, sintam-se motivadas a mudar de atitude em nome da própria saúde e do meio ambiente.

Depoimento do Eduardo Eler

“Meu nome é Eduardo Ribeiro Louback Eler e eu sou controlador de manutenção da Vina. A ideia de andar de bicicleta surgiu quando fiz uns exames e deu alterações cardíacas. Um dia, tive a ideia de utilizar a bike para ir trabalhar, acabei gostando e eu tento usá-la o máximo possível. Automaticamente eu fui desenvolvendo um pensamento ecológico e, hoje, uso menos o carro e contribuo para o meio ambiente. Agora uso a bike não só para trabalhar, mas, sim, nas minhas atividades cotidianas. Hoje a minha história com a bike virou coisa séria e participo de pequenas competições, colecionando algumas medalhas de participação”.

2 thoughts on “Semana Mundial do Meio ambiente 2018

  1. zezinho

    As iniciativas em defesa do meio ambiente precisam veicular cada vez mais no sentido de haver uma maior conscientização de todos que participam do cenário humano. Oxalá chegue o dia que esta consciência se torne uma atitude corriqueira de todo ser humano. Parabéns a todos vocês que labutam nesta missão tão
    de contribuir para que tenhamos um mundo melhor e mais saudável.

    Abraços do zezinho

    Reply
  2. Sabrina Soares

    Foi uma semana muito agradável; Parabéns a todos os envolvidos!! Mas HOJE é o melhor dia para mudar hábitos, ter atitudes mais sustentáveis, e respeitar o meio ambiente que é de todos os seres vivos!
    #Acabecomapoluicaoplastica

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *