Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo. As pesquisas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. Disso ninguém duvida.

Horta da VINA

A pesquisadora, e um das ganhadoras do Prêmio L’Oréal-UNESCO-ABC “Para Mulheres na Ciência” 2018, Angélica Vieira, da UFMG, acredita ser capaz de resolver o problema global de resistência das bactérias aos antibióticos por meio de uma alimentação saudável.

A alimentação saudável é, principalmente, a ingestão de alimentos naturais em nossas refeições diárias. Para isso é necessário consumir açúcares, carnes, ovos, hortaliças, frutas, legumes, leite, óleos, massas, raízes e tubérculos. A quantidade necessária para a alimentação saudável varia para cada organismo, já que são levados em consideração a altura, a idade, o peso, e a saúde de cada indivíduo, além das atividades físicas praticadas.

Pode-se afirmar, portanto, que uma alimentação adequada consiste na garantia de acesso a alimentos em quantidade e qualidade condizentes com as características biológicas de cada pessoa. Nesse contexto, fator relevante a ser analisado é o nível de resíduos químicos presentes nos alimentos ingeridos pelos consumidores brasileiros. De acordo com relatório publicado pela ONU em 2017, concernente à segurança alimentar, os agrotóxicos representam um grande risco à saúde dos consumidores, que são diariamente expostos a múltiplos resíduos. A Associação Brasileira de Saúde Coletiva publicou o dossiê Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde” já em 2015.

Beterrabas colhidas na horta da VINA

 A partir de resultados de estudos publicados pela Organização Mundial de Saúde – OMS, nos quais os alimentos ditos “saudáveis” contaminados por agrotóxicos foram qualificados como cancerígenos e causadores de danos ao DNA e aos cromossomos de células humanas. Por esse motivo, o consumo de alimentos orgânicos deve ser estimulado, sendo definido como uma prática alimentar saudável. Os alimentos orgânicos são conceituados como alimentos in natura ou processados livres de agrotóxicos, oriundos de um sistema orgânico de produção agropecuária que promove a saúde do solo, dos ecossistemas e das pessoas.

Ideias como hortas caseiras, hortas comunitárias, aquele vasinho de erva que cultivamos em casa, são alternativas para uma alimentação saudável com segurança. Na VINA sempre há o incentivo para o consumo de orgânicos, com a produção que respeita as relações entre homem e natureza, visando à manutenção de pequenas áreas para plantio da horta caseira e comunitária. E o melhor exemplo que a empresa oferece é a horta da VINA, com a produção de diversos alimentos livres de agrotóxicos e disponíveis para a sua equipe, sempre com foco na educação socioambiental.

Produtos da horta da VINA servidos em almoço coletivo.

Ações pontuais, como a nossa horta, diminuem o consumo de insumos produzidos em larga escala, diminuindo ainda o desperdício e aumentando a qualidade dos produtos ingeridos.

O produto orgânico não é apenas um produto cultivado sem o uso de adubos químicos e agrotóxicos. É um produto limpo, saudável, que provém de um sistema de cultivo que observa as leis da natureza e todo o seu manejo agrícola está baseado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais. A agricultura orgânica promove a fertilidade do solo, a conservação dos recursos naturais e o aumento da biodiversidade.

Gilmar, da equipe da VINA, colhendo verduras frescas na nossa horta. 

Outra alternativa viável é o consumo das PANCs, ideia já divulgada aqui no nosso blog, e que se apresenta como uma alternativa nutritiva e saudável, já que, quanto mais silvestre uma espécie é, menor será a utilização de agrotóxicos em seu cultivo e melhor será o aproveitamento dos nutrientes do solo. O Departamento Socioambiental da VINA desenvolveu uma cartilha especial sobre este assunto. Para acessá-la, clique aqui.

Cenouras colhidas na horta da VINA

Dicas interessantes para Alimentação Saudável:

Dicas de locais para compra de produtos orgânicos em BH.

organicabrasil.com.br/

COOPAS – Cooperativa de Alimentos Saudáveis

Veja também aqui

Veja vídeo postado no nosso Facebook: Hortas Urbanas

 

Para ter uma alimentação saudável não adianta pensar apenas no alimento que será consumindo. É preciso um conjunto de atitudes realmente benéficas, que respeitem o corpo, a mente e a alma. Existem várias maneiras de se alimentar de forma saudável. Pesquise e encontre a que seja mais adequada para você.

2 thoughts on “Alimentação Saudável e Segurança Alimentar

  1. Ludmila Lima Alves | Blog Bistroveg

    Oi, gente!
    Sou a Ludmila, autora do blog do bistroveg, do qual vocês referenciaram a lista de lugares para comprar orgânicos em BH.
    Fico muito feliz em saber que a lista está sendo útil 🙂
    E parabéns pelo blog. Estamos juntos pela causa ambiental!

    Reply
    1. Departamento Socio Ambiental Post author

      Que bom que você gostou Ludmila.
      Adoramos o seu Blog Bistroveg. Parabéns pelo belo trabalho!
      Seja sempre bem vinda!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *