Grafite Comunitário pelo Cerrado

13 de setembro de 2023

 

Em 2011, quando o muro da empresa foi construído, trabalhamos em conjunto com a comunidade, via escola Unidade Municipal de Ensino Infantil – UMEI Águas Claras, para incorporar o grafite como um meio de envolver crianças e adolescentes nesta ação e fortalecer os laços com o entorno da Vina. De maneira contrária à função do muro, que cria barreiras, a ação do grafite tornou-se um elo, uma integração da empresa com a comunidade. Estabeleceu-se, então, uma parceria que se ampliou com o passar do tempo e que se manteve ativa até hoje.  Saiba mais na pág 217 do nosso E-book

Em 2023, este muro precisou ser revitalizado e, mais uma vez, a comunidade foi chamada para participar. Uma ação que envolveu escola, artistas e a comunidade para pensarmos juntos uma nova “cara” para este espaço, este elo. Além de gerar renda ao grupo responsável.

O tema do projeto foi “O Cerrado veio para o Muro”, uma inspiração concebida pelo grafiteiro Leandro Hisne, que se encantou com a área de preservação urbana de cerrado da empresa, com quase 5 mil m2 (saiba mais na página 27 do nosso E-book) e que vem sendo preservada desde 2007. Um trabalho, em parceria com uma equipe composta por alunas(os) da Escola Municipal Presidente Itamar Franco e por grafiteiros e grafiteiras profissionais (turma amiga do Leandro).

Leandro propôs uma oficina de 3 dias, na Sede da Vina, para a criação de uma arte que representasse a Área de Preservação de Cerrado da empresa. Nesta ação, foram envolvidos 10 estudantes do 9º ano, que foram selecionados pela escola, formando um grupo diverso de diferentes gêneros e que, também, teve a preocupação de incluir pessoas com necessidades especiais. Esta moçada teve a oportunidade, através da arte, de adquirir conhecimentos sobre o cerrado, técnicas de pintura, texturas e cores

Clique nas imagens abaixo para ver vídeos com depoimentos

   

   

Com o suporte do Leandro e da equipe do Dep. Socioambiental, composta por 2 biólogas e uma produtora, as oficinas foram muito ricas. A turma teve a liberdade de escolher elementos do cerrado que seriam retratados no muro e de participarem de todo o processo de criação e aprendizado técnico da arte de grafitar.

Leandro ressaltou que o grafite não é uma atividade solitária. 

A arte urbana desempenhou um papel fundamental no projeto, envolvendo outros artistas para finalizar o trabalho do painel, idealizado coletivamente: a arte urbana retratando a natureza, de forma sensível. 

O resultado foi um painel de bom gosto e com uma mensagem de reflexão para os que por ali passarem, sobre a arte do grafite e a importância do bioma do Cerrado.

Clique na imagem para ver o resultado final do muro


Ficha Técnica deste post

Coordenação: Dep. Socioambiental da Vina – Cláudia Pires Lessa

Texto: Dep. socioambiental
Captação de Vídeos e Fotos: Dep. socioambiental

Design Gráfico: Lika Prates