REDE de Coleta Seletiva da Vina

31 de outubro de 2024

 

REDE de Coleta Seletiva:

Um projeto de corresponsabilidade e economia solidária

Nos projetos desenvolvidos pelo Departamento Socioambiental, constata-se a preocupação em desenvolver projetos e parcerias com foco no desenvolvimento social de forma a propiciar a redução de desigualdades por meio da inclusão social. A partir de ações criativas e de baixo custo, este Departamento busca sempre integrar parceiros em uma REDE SOCIAMBIENTAL de Cooperação com o intuito de minimizar a exclusão social, junto às comunidades do entorno da empresa, como, também, os impactos ambientais que a sociedade moderna e desigual produz diariamente.

SAIBA MAIS NO NOSSO E-BOOK


Projeto REDE de Coleta Seletiva: Economia Solidária

Considerando o conceito de economia solidária como sendo um conjunto de atividades organizadas e executadas de forma fraterna, com características de autogestão e igualdade de direitos entre os trabalhadores e trabalhadoras, as cooperativas de materiais recicláveis são, assim, o melhor exemplo de atividade que desenvolve este tipo de economia. Promover ações que impulsionem as cooperativas de materiais recicláveis, além de colaborar para a minimização de impactos negativos ao meio ambiente, contribui de forma significativa para a geração de trabalho e renda de suas cooperadas(os) e suas famílias.

O Projeto REDE de Coleta Seletiva nasceu, inicialmente, da parceria firmada entre a  empresa Vina, a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Oeste de Belo Horizonte – COOPEMAR,  e a Unidade Municipal de Educação Infantil – UMEI Águas Claras e o Centro de Referência e Assistência Social – CRAS Petrópolis.

Por meio dessa parceria, os resíduos recicláveis gerados nas instituições parceiras foram desviados do Aterro Municipal de Belo Horizonte e, devidamente encaminhados para a COOPEMAR contribuindo, assim, para o aumento da renda das cooperadas (os) e para a redução do impacto ambiental que seria causado pelo aterramento destes resíduos.

Em novembro de 2014, após a instalação da empresa na sua Sede, localizada no Barreiro, o Departamento Socioambiental propôs a instalação de lixeiras de coleta seletiva em diferentes pontos da Vina. Esse foi o início da Campanha Descarte Inteligente na empresa, que buscava promover o descarte correto dos resíduos gerados na sua rotina de trabalho, enfatizando a importância de cada um para a o meio ambiente e para a sociedade.

Um outro passo foi a parceria com a cooperativa de mulheres, COOPEMAR, que possui um galpão, próximo à sede da Vina, e para onde, a partir de então, passou a ser destinado todo material reciclável produzido na empresa, contribuindo para que tais resíduos voltassem para a cadeia produtiva e, também, gerassem renda para as cooperadas (os).


Lançamento Oficial do Projeto de Coleta Seletiva

O projeto teve seu lançamento oficial, em 28 de dezembro de 2014, com um evento de Sensibilização (Veja fotos)  realizado na sede da empresa e que reuniu toda a sua equipe. O objetivo, além de apresentar oficialmente o projeto, foi incentivar os presentes a repensarem seus hábitos de consumo e atitudes bem como, também despertar a consciência ambiental.

Logo após a apresentação de dois curtas sobre a importância da coleta seletiva, a então presidente da COOPEMAR, Maria das Graças Silva Brito, relatou para a equipe suas experiências de vida e de trabalho junto à cooperativa, falou do dia a dia de suas cooperadas (os), da rotina da cooperativa e dos problemas enfrentados.

Em seus eventos, o Departamento Socioambiental busca gerar trabalho e renda para pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade social. Para o encerramento deste encontro foi produzido, por uma moradora da comunidade local, um lanche, que foi muito apreciado Utensílios descartáveis não foram utilizados na tentativa de gerar o mínimo de resíduo possível.


Instalação de mini coletores

No mês de março de 2015, dando continuidade à campanha Descarte Inteligente Vina, foram confeccionadas pela designer Cristina Araújo, parceira da REDE Socioambiental Vina, diversas mini lixeiras de coleta seletiva, criadas a partir do reaproveitamento de galões de produtos de limpeza usados na empresa e de material doado pela COOPEMAR. 

A colocação das lixeiras de coleta seletiva em cada Departamento, além de ser um simbolismo da campanha, reforçou a lembrança constante da importância da participação individual, facilitando, também, o descarte inteligente para a equipe interna.

Com base num estudo realizado, a Vina adotou o monitoramento periódico por meio de indicadores como principal ferramenta para avaliar o alcance dos resultados do projeto.

São monitorados os seguintes indicadores:

A geração diária de resíduos potencialmente recicláveis;

A projeção anual de geração desses resíduos;

A geração diária per capita total de resíduos recicláveis.

Acesse abaixo os Relatórios desta parceria

Relatório Rede Coleta Seletiva de 2014 até 2016.

Relatório Rede Coleta Seletiva de 2014 até 2017.

Relatório Rede Coleta Seletiva de 2014 até 2018.

Relatório Rede Coleta Seletiva de 2019 até 2021.

Relatório Rede Coleta Seletiva de 2022

Relatório Rede Coleta Seletiva de 2023


A Expansão da REDE: Desde 2014 vem ampliando…

Com o convite aceito para integrar a REDE de Coleta Seletiva, iniciamos o ano de 2017, com uma nova parceira: em janeiro de 2017 a UMEI – Petrópolis passou a integrar a REDE. Com as mesmas características da UMEI-Águas Claras, a UMEI-Petrópolis é uma escola Municipal de Educação Infantil que está localizada no Bairro Petrópolis, e contava, naquela época, com o apoio de 75 funcionários e atendia diariamente 432 alunos.

Em setembro de 2017 a empresa VT Ambiental também passou a integrar a REDE. Localizada ao lado da sede da Vina, no Distrito Industrial Vale do Jatobá, a VT Ambiental atua no ramo de tratamento de resíduos dos serviços de saúde e contava com aproximadamente 10 funcionários. A VT Ambiental passou a destinar para a COOPEMAR, juntamente com a REDE, os resíduos recicláveis gerados por sua atividade de administração e pelo refeitório da empresa.

Ainda em setembro, a Creche Tia Carminha, localizada na comunidade denominada “Ocupação Eliana Silva”, no bairro Distrito Industrial Vale do Jatobá, também aceitou o convite para destinar seus resíduos recicláveis à COOPEMAR juntamente com a REDE. A Creche Tia Carminha surgiu como um espaço para acolher as crianças da Ocupação Eliana Silva, onde mais de 300 famílias, organizadas pelo movimento MLB – Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, realizaram mutirões para a construção de suas casas e a organização do bairro. Tivemos ainda a parceria com a Morieli Festas, que contribuiu com resíduos de vidros e a Escola Municipal Presidente Itamar Franco com resíduos, na sua maioria, de papeis.


Ação e Educação

Outras interessantes ações desenvolvidas nesta parceria, além da destinação direta dos resíduos da Coleta Seletiva para a Cooperativa, como doação de EPIs, informações de utilidade púbica, palestras educativas, festas de natal entre outras.

VEJA ALGUNS POSTS RELACIONADOS

COOPEMAR 2019: Doação de luvas e máscaras

COOPEMAR 2017: Festa de Natal


Novo Ciclo:

Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região – COOPERSOLI – Barreiro

 

O Departamento Socioambiental, em dezembro de 2022, encerrou o ciclo de parceria, do Projeto Rede Coleta Seletiva, com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Oeste de Belo Horizonte – COOPEMAR, com a ideia de favorecer outra Cooperativa da região. A partir de primeiro de janeiro de 2023, foi aberto um novo ciclo, onde a Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região – COOPERSOLI – Barreiro –  passou a ser a parceira oficial deste projeto.

Marli dos Santos Miguel é uma das catadoras fundadoras da Coopersoli (Foto: Diego Cota/Redesol MG)

A metodologia do projeto REDE de Coleta Seletiva é a entrega direta para a Cooperativa dos resíduos recicláveis coletados na nossa REDE, assim como, desenvolver outras ações construídas a partir de demandas da Cooperativa, acionando a REDE Socioambiental Vina. Hoje estamos com os seguintes parceiros: Emei Águas Claras, Escola Municipal Presidente Itamar Franco, VT Ambiental e Cras Petropolis.

Neste novo ciclo a Vina tem colaborado com doação de EPI’s, suporte para celebrações de fim de ano e outras demandas pontuais que surgem na rotina desse projeto.

No ano de 2023 a Cia Agnes Cidadania esteve na Coopersoli para conhecer de perto o trabalho delas, pois o tema do Espetáculo era “Terra”. Foi um espetáculo todo feito com reaproveitamento de resíduos. Maristela da Cia Agnes Cidadania convidou a Neli Medeiros, da Coopersoli para fazer a abertura do espetáculo.

VEJA MAIS FOTOS


Pandemia de Covid-19: Solidariedade em REDE

A Rede Socioambiental VINA vem se expandindo desta a sua formação, e na pandemia de Covid -19, ela se fez presente e solidária. A realidade atípica do momento, impactou de maneira perversa a situação das Cooperadas e da sociedade. Durante a pandemia, o isolamento social emergiu como uma das principais estratégias para conter a propagação do vírus. Em todo o mundo, as pessoas foram desafiadas a se adaptar a um estilo de vida marcado pela distância física e pela limitação das interações sociais presenciais.

Apesar desses desafios, o isolamento social também trouxe consigo oportunidades para reflexão. As redes de cooperação que existiam se fortaleceram e novas foram criadas, a fim de minimizar os impactos causados pela pandemia. Essa demonstração de empatia destacou o “melhor da humanidade” em tempos de crise.

Um esforço de informação e de conscientização sobre essa nova realidade foi realizado por meio de comunicados, rodapés institucionais virtuais e cartazetes sobre o tema, sempre levando conhecimento, esclarecimentos, leveza e reflexão sobre a corresponsabilidade de cada pessoa na pandemia. Todo esse esforço circulou entre a equipe da Vina e em sua REDE Socioambiental.

Veja como foi a atuação da REDE Socioambiental Vina durante a pandemia:

POST 1      POST 2      POST 3


Algumas iniciativas em REDE na Pandemia

Em 24 de junho de 2020, o Departamento Socioambiental da Vina, foi realizar, mais uma entrega das doações de alimentos e produtos de higiene, para o Movimento de Luta de Bairro, Vilas e Favelas – MLB. As doações foram entregues na Creche Tia Carminha, que fica na Ocupação Eliana Silva.

Neste dia, Sônia, do Departamento Socioambiental, comentou com Meire, uma das responsáveis, no local, pelo recebimento das doações, que as cooperadas da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Oeste de Belo Horizonte- COOPEMAR, estavam sem trabalhar (desde abril de 2020), devido a Pandemia do COVID 19. As cooperadas estavam com grandes dificuldades para executar os trabalhos, o que comprometeu a renda das Cooperadas, que em tempos de normalidade já é pouca. Meire, se sensibilizou e, num ato de solidariedade, decidiu repassar 34 cestas básicas, arrecadadas pelo MLB, para as Cooperadas e suas famílias. Mais uma ação, que reforça a importância da REDE Socioambiental Vina.

O Departamento Socioambiental da empresa autorizou o uso de transporte da empresa, para buscar as cestas básicas, doadas pelo MLB, e entregá-las na Sede da Cooperativa.

 …

Reforma da VAN da COOPEMAR

No dia 29 de maio de 2020, o Departamento Socioambiental da Vina, entregou a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Oeste de Belo Horizonte – COOPEMAR, a Van, desta Cooperativa, toda reformada. Esta reforma, só foi viável graças a REDE Socioambiental.

O Departamento Oficina Central – BH, responsável por esta ação, mobilizou a nossa REDE e conseguimos descontos especiais e serviços gratuitos: revisão total do radiador, mão de obra para sanar vazamentos, alinhamento e balanceamento, descontos na revitalização dos bancos e instalação de carpete no assoalho e verificação do setor de direção.

Nestes tempos tão difíceis, a solidariedade e a visão social em REDE fazem a diferença e provocam transformações. Na ocasião da entrega da Van foi oferecido um lanche para as cooperadas. Ele foi oferecido pela Pão&Cia, que também, faz parte dessa REDE.

Fica aqui o nosso agradecimento aos parceiros: MÁRCIO MOREIRA (LUBRITRUCK COMERCIO DE LUBRIFICANTES LTDA.), SANDRO (CAPOTARIA BARREIRO LTDA.), AMARO (RADIADORES DOM BOSCO LTDA.) e JUNIOR (ATIVA DIREÇÕES HIDRAULICAS LTDA.).

VEJA FOTOS


Nossa Análise

Com o desenvolvimento e o acompanhamento desse projeto, pudemos sentir de perto que os problemas que norteiam a gestão de resíduos sólidos – e especificamente a coleta seletiva – estão longe de ser equacionados. Existe uma gama de publicações pontuando todos os impactos socioambientais provocados pelo consumismo desenfreado e pela con­sequente geração de resíduos. Esse problema tão grandioso, que começa em nossas casas, é de todos nós e não deve ser encarado somente como de responsabilidade do poder público, embora este tenha em mãos o poder de promover grandes ações a respeito.

Embora Belo Horizonte apresente grandes resultados em nível nacional de recuperação de materiais recicláveis, o que se pode constatar por meio desse projeto é que as constantes mudanças na política municipal de gerenciamento dos resíduos recicláveis vêm impactando negativamente e de maneira significativa as cooperativas de materiais recicláveis, além de o poder público não criar ações voltadas a formar e a assessorar tecnicamente seus cooperados. Dessa forma, projetos de corresponsabilidade socioambiental como a nossa REDE de Coleta Seletiva surgem para tentar preencher uma lacuna deixada pelo descaso do Estado, contribuindo para minimizar os problemas enfrentados pela sociedade em que está inserida e tentando impulsionar a economia solidária local.

As cooperativas de materiais recicláveis, desempenham um importante papel social, contribuindo para a redução dos impactos causados ao meio ambiente pelos resíduos que geramos. É do “lixo” gerado em nossas casas que dependem o trabalho e a renda de famílias colocadas em condições de vulnerabilidade socioeconômica, vítimas da exclusão social.

A importância da formação de REDES de cooperação não passa somente por questões de geração de renda. A análise do ganho financeiro deve ser a última coisa a se pensar. Muito além disso, fazem emergir outros valores socioambientais como a mudança de comportamento das pessoas envolvidas, a valorização do próximo em situação de vulnerabilidade social, a reconstrução da imagem do ser humano como cidadão e o incentivo da convivência social entre grupos diversos. Pensando assim, esse projeto está longe de alcançar seu objetivo final, mas encontra-se no caminho certo.

>>> REPENSAR >>> RECUSAR >>>REDUZIR >>> REUTILIZAR >>> RECICLAR >>>


Ficha Técnica deste post

Coordenação: Departamento Socioambiental Vina – Cláudia Pires Lessa

Texto: criado a partir de fragmentos de outros textos postados em nossas redes sociais redigidos por Élida Murta
Fotos: Banco de Imagens Vina

Design Gráfico: Lika Prates