4 de junho de 2013
A questão da ocupação dos espaços públicos pela coletividade, que quer fazer valer os direitos adquiridos de defender a melhor qualidade de vida nas cidades, defendendo praças, árvores, rios, campos de futebol de várzea, patrimônios históricos e naturais, está na ordem mundial do dia. Seja em Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Istambul, Tóquio ou Nova York, o que estamos vendo nos últimos dias é um enfrentamento – em alguns casos, violentos – de cidadãos conscientes da importância de seus espaços públicos contra a imposição de uma ordem – orquestrada por governantes e grandes grupos econômicos – que quer promover a privatização dos espaços públicos de acordo com os interesses de uma minoria que, via de regra, são radicalmente contrários à qualidade de vida das cidades e das pessoas.
Selecionamos, para o post de hoje, duas iniciativas que buscam discutir a questão urgente dos espaços públicos e, também, algumas dicas dos eventos que estão programados para Belo Horizonte nesta Semana do Meio Ambiente.
Mexeu com uma árvore, mexeu com todas!
O Movimento Fica Fícus foi criado em março de 2013. Ele surgiu em Belo Horizonte (MG) como reação indignada à ação de podas radicais nos Fícus da Av. Bernardo Monteiro, localizada na Região Centro-Sul da cidade. A Alameda dos Fícus da Av. Bernardo Monteiro é patrimônio paisagístico e cultural da cidade e já faz parte do roteiro cultural e afetivo de Belo Horizonte. Além da beleza das árvores centenárias, que completaram 112 anos em 2013, ali acontecem, há muitos anos as tradicionais Feira das Flores e Feira de Artesanato Solidário, sempre às sextas-feiras, e a Feira de Alimentação aos sábados. De março deste ano para cá, além das podas consideradas por especialistas como desnecessárias – e que novamente aconteceram na última semana de maio – e sob a alegação da PBH de que as árvores estavam sendo atacadas por uma praga, as Feiras foram transferidas para espaços próximos, sem qualquer consulta e aviso aos participantes e à comunidade do bairro. Indignados com a atitude arbitrária da Prefeitura, um grupo de cidadãos se reuniu e decidiu defender aquelas árvores e solicitou à Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SMA transparência nas informações sobre o que estava acontecendo. Nasceu assim o Movimento Fica Fícus, que já conta com o apoio da população, além do acompanhamento de diversos especialistas em biologia, botânica e engenharia florestal e de vereadores da cidade.
Clique na foto para ver o álbum completo! |
O Movimento Fica Ficus segue na sua ação em defesa dos Fícus da Av. Bernardo Monteiro, da Av. Barbacena, da Região Hospitalar e da Lagoa do Nado. E convida os cidadãos e cidadãs da cidade para participar e defender todas as árvores de Belo Horizonte.
Para conhecer os passos do Movimento até agora, clique aqui.
Para ler o Manifesto do Movimento Fica Fícus, clique aqui.
Clique para ampliar. |
Uma revista sobre espaços públicos: existentes, urgentes e imaginários.
PISEAGRAMA é uma das quatro revistas aprovadas no edital Cultura e Pensamento 2010 do Ministério da Cultura. Com tiragem de 10.000 exemplares é distribuida gratuitamente em todo Brasil. Já em sua quarta edição, a revista abordou em cada uma delas os seguintes temas: ACESSO, PROGRESSO, RECREIO e VIZINHANÇA.
PISEAGRAMA é editada por Fernanda Regaldo, Renata Marquez, Roberto Andrés e Wellington Cançado. Além da publicação impressa, a revista mantém um site no qual oferecem a reprodução de todas as edições já publicadas, abre espaço para colaboradores que queiram escrever sobre o tema dos espaços públicos e promove uma campanha de interesse público e apartidária de outros imaginários para a vida na cidade.
A campanha, lançada em 2012, durante as eleições municipais da capital mineira, a equipe da PISEAGRAMA produziu adesivos, cartazes, bolsas e camisetas com cinco propostas para a cidade:
#CARROS FORA DO CENTRO | #NADAR E PESCAR NO ARRUDAS | #ÔNIBUS SEM CATRACA | #PARQUES ABERTOS 24H | #UMA PRAÇA POR BAIRRO
Com o sucesso da campanha, lançaram uma loja virtual que, em 3 meses de funcionamento, já comercializou mais de 5.000 produtos – bolsas, camisetas, adesivos e cartazes – e vem permitindo a divulgação e a ampliação de novas propostas para outras cidades Brasil afora.
Conheça a proposta da PISEAGRAMA visitando o site oficial ou o facebook.
Semana do Meio Ambiente em Belo Horizonte
Confira aqui os eventos que vão celebrar a semana:
Começando essa semana, até o dia 16 de junho, a PBH oferece atividades de lazer e educação ambiental em oito parques da cidade para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente!!
Oficinas de reciclagem para crianças acima de 6 anos, exposição “Lixo Criativo” e bazar com peças de artesanatos recicladas.
De 02 a 09 de junho – Entrada franca
Boulevard Shopping | Telefone(s): 31 3481-4888
Entrada franca
O evento será realizado dia 12 junho, no Teatro Oi, das 8h30 às 17 horas, em Belo Horizonte. Nele, especialistas, ativistas ambientais, representantes de universidades, do poder público e da iniciativa privada se reúnem para a discussão de assuntos como os desafios enfrentados pelo Brasil diante do aquecimento global e o papel de cada um para a reversão do quadro atual de elevação da temperatura da Terra.
O objetivo dos seminários anuais internacionais de Rejeitos Pastosos e Espessados é contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria de mineração, compartilhando avanços tecnológicos, e proporcionar um fórum para profissionais para apresentar e discutir as aplicações de campo.
17 a 20 de junho
Ouro Minas Palace Hotel
Telefone: 31 3284-9256
E-mail: paste2013@infomine.com / Site oficial: www.paste2013.com