17 de junho de 2016
A eterna Hermione Granger da saga “Harry Potter” fez questão de revelar que apoia a moda sustentável.
No mês passado aconteceu o tradicional baile do museu Metropolitan, o Met Gala, na cidade de Nova York, nos EUA, que reuniu várias celebridades da música, cinema e televisão, os quais desfilaram ternos e vestidos criativos e exuberantes.
Um dos looks que mais chamaram atenção foi o da atriz Emma Watson, mas não por conta do modelo escolhido para a ocasião, um lindo Calvin Klein, e sim por conta do discurso ecológico por trás dele: o vestido foi feito de garrafas de plástico recicladas.O vestido foi feito através de uma parceria da Calvin Klein e Livia Firth, criadora da Eco Age, organização que trabalha na criação de soluções sustentáveis e que não agridam o meio ambiente para outras empresas.
“O corpo do vestido é feito de três tecidos diferentes e todos os fios da costura são feitos de garrafa PET. O plástico é um dos maiores poluentes de nosso planeta. Poder reaproveitar esse material e incorporá-lo no meu vestido do Met mostra o poder que a criatividade, tecnologia e magia têm trabalhando junto.”
“Cada parte desse lindo vestido foi produzido com a sustentabilidade em mente, até mesmo os componentes que você não consegue ver”, acrescentou Emma Watson. “Os zíperes foram feitos de materiais recicláveis e o bustiê foi feito de algodão orgânico.”
A atriz explicou que não é usado nenhum produto químico na produção do algodão orgânico, sendo melhor para o meio ambiente e para as pessoas que precisam manuseá-lo. Ela contou ainda que o vestido pode ser separado em três partes, dando a possibilidade de criar novos looks e, portanto, ser reaproveitado.
Em uma entrevista à CNN, ela confessou que decidiu no ano passado usar somente moda sustentável nos tapetes vermelhos que comparecesse.
“A indústria da moda é a segunda maior poluidora de água no mundo. Isso tem um impacto muito grande na natureza e no ser humano”, justificou a atriz. “Não é mais o bastante, para mim, se é um item bonito ou uma roupa bonita. Eu preciso saber se não estou deixando uma marca negativa.”
Essa não é a primeira vez que Emma Watson defende uma mudança na indústria da moda. Além de fazer um apelo pela moda sustentável no Met Gala deste ano, em 2015, ela pediu por mais igualdade de gênero nesse meio, no qual apenas 1,7% das mulheres ocupam cargos de CEO nas empresas de varejo, além de ser um espaço de exclusão para mulheres e homens de minorias étnicas, gordos e trans.
“É hora de mudar. Precisamos dar uma mensagem melhor para as mulheres de todas as idades, formas e nacionalidades. Precisamos fazer com que as mulheres possam se sentir confortáveis com quem são”, afirmou a atriz.
Essa é Emma Watson: ela usa sua plataforma para criar mudanças necessárias para o mundo. E isso é algo que todos podemos apoiar*.
*Por Artur Francischi do “Prosa Livre”
Veja o que está rolando também no Brasil:
Um papo sobre moda e sustentabilidade com Oskar Metsavaht da Osklen Aqui
EcoSimple: Tecidos sustentáveis Aqui