Eleições 2014

2 de outubro de 2014

No dia 05 de outubro, o Brasil inteiro vai pra urna.
Sua participação é muito importante para ajudar a definir o futuro do país.
A hora de tirar as dúvidas é agora! Fique atento às dicas que o vinavina reuniu nessa postagem especial sobre as eleições 2014 e vote com segurança!

Entenda os cargos e suas responsabilidades 
Neste ano, vamos votar para os seguintes cargos: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente. Clique aqui para entender melhor a função de cada um deles e aqui para saber o que você poderá e deverá cobrar de cada um após as eleições. Essa é uma grande dúvida entre os brasileiros, que ficam confusos com relação aos cargos e suas atribuições. Se informar sobre a área de atuação do seu candidato é o primeiro passo para votar consciente e com confiança.

Conhecer os candidatos e suas propostas 
Após entender como funcionam os cargos, você pode analisar com mais clareza o que cada candidato está propondo e avaliar se ele será capaz de cumprir a sua promessa eleitoral. Veja aqui o que propõem os candidatos à presidência em dez temas. E aqui para analisar as propostas dos demais candidatos.

Também é muito importante pesquisar sobre a trajetória e o passado do seu candidato. Se ele nunca foi eleito, procure saber mais sobre o partido para qual ele está se candidatando e quais são seus ideais. Se ele já foi eleito anteriormente, avalie as ações dele como político. Só decida seu voto após estar seguro e confiante em seu candidato.

Pense bem antes de votar!

No dia da votação 
No dia 05 de outubro, você deverá comparecer a sua zona eleitoral para a votação. Se informe sobre os locais de votação no site do TSE. Para votar, é obrigatória a apresentação de um documento oficial de identificação com foto. São válidos carteira de trabalho, carteira de habilitação com foto e  documento de identidade. Certidões de casamento ou de nascimento não são aceitas.

Se você tem dúvidas sobre a utilização da urna eletrônica, clique aqui.

Colinha eleitoral 
A “colinha” serve para você anotar os números dos candidatos nos quais pretende votar. Você pode levá-la para dentro da cabine de votação e checar os números dos candidatos que você escolheu. Clique aqui para imprimir a “colinha” eleitoral. Com ela, a votação fica mais fácil.

O que fazer se não puder comparecer à votação?

Se você estiver fora de sua cidade, justifique sua ausência em qualquer local de votação ou posto de justificativa. Após a eleição, é possível obter o formulário de requerimento de justificativa eleitoral gratuitamente, em qualquer cartório eleitoral, postos de atendimento ao eleitor, ou nas páginas do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de cada Estado. É importante lembrar que o primeiro e o segundo turnos são independentes, portanto é necessária uma justificativa para cada um deles.

Qual a diferença entre votar em branco ou nulo?

O voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opção da tecla de cor branca [BRANCO] e confirma na urna eletrônica. Já o voto nulo acontece quando o eleitor digita um número que não corresponde a nenhum candidato oficialmente inscrito. O resultado desses dois tipos de voto é idêntico. Eles não entram na contagem dos votos válidos e não servem para determinar o quociente eleitoral. É falsa a informação, difundida na internet e em redes sociais, de que uma nova eleição deverá ser convocada se mais de 50% dos votos forem nulos. Fonte.

Mais alguma dúvida? 
Você ainda pode consultar o Guia do Eleitor, que responde as dúvidas mais freqüentes sobre diversas questões, como o título de eleitor, local da votação, propaganda eleitoral, mesários, entre outros.

Se preferir, você também pode entrar em contato diretamente com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu estado, por telefone ou por e-mailConsulte aqui a lista para encontrar o contato mais próximo de você.

Vote consciente!