Pessoas transformando cidades…

1 de agosto de 2011

No dia 16 de julho aconteceu, em Curitiba (PR), o TEDx Curitiba. O Departamento Socioambiental da Vina esteve presente no evento, na pessoa de Juliana Foini, que faz parte da equipe Vinavina.

Para quem não conhece o TED, ou o TEDx, este post veio para explicar o que eles são e como eles são realizados.

TED

O TED (Tecnologia, Entretenimento e Design) surgiu em 1984. Todos os que participam, que comparecem e que apóiam o evento, acreditam no poder transformador das ideias para transformar atitudes, vidas e o mundo. O objetivo é fazer com que essas boas ideias se incorporem, cada vez mais, à nossa realidade.

TEDx

O TEDx, um pouco diferente do TED, é um programa local, auto-organizado, que proporciona um debate profundo e uma conexão entre as ideias. O conceito é o mesmo do TED, porém, tudo é feito por voluntários, sem cobrança de taxas ou qualquer forma de pagamento.

O evento não gera renda e não possui nenhum tipo de fim lucrativo. Desde a comissão organizadora até a plateia, são todos voluntários. Os palestrantes, os fotógrafos, os patrocinadores, todo mundo mesmo! Neste ano, o tema do TEDx Curitiba foi “Pessoas transformando cidades”.

Entre 17 palestrantes, 40 voluntários, 5 organizadoras e pouco mais de 300 pessoas selecionadas para participar da plateia, estava também presente um desejo comum: o desejo de transformação e formação de rede. O TEDx possibilita aos seus participantes estarem com idealizadores de projetos e ações interessantes, mostrando que é possível pessoas transformarem cidades.

Se quiser saber mais, neste link  você encontra vídeos com pedacinhos de algumas palestras e uma entrevista realizada com a organizadora do TEDx Curitiba e com dois voluntários que trabalharam no evento.

Em agosto, o vinavina vai postar ideias, ações, projetos e iniciativas vistas no TEDx Curitiba. Fique atento e não deixe de conferir…

Nós somos a sociedade, nós somos as cidades, nós somos a mudança. 
E você? O que tem feito para mudar a sua rua, o seu bairro, a sua vida?