Repensar, reduzir, reutilizar, reciclar, agir, transformar.

29 de novembro de 2010

Com profissionalismo, estilo inovador e atuação ética, a VINA responde aos desafios do mercado e da responsabilidade socioambiental.

Saiba +

Ações inteligentes viram modelos permanentes.

Acreditando nisso, a equipe do Departamento Socioambiental da VINA, decidiu criar este blog.

A nossa idéia é simples:

Eu vi na Vina. Eles viram no vinavina. Todos viram e resolveram agir.

Queremos que este blog seja um canal aberto para divulgar e trocar informações. Que ele promova uma rede de cooperação socioambiental positiva, divertida, educativa, curiosa, surpreendente. Escolhemos o blog como canal de comunicação justamente pela liberdade, dinamismo e interatividade que este formato oferece: o vinavina quer provocar nas pessoas, reações, movimentos e novas idéias, dando prioridade às atitudes sensíveis e valiosas em favor da nossa sociedade e do nosso meio ambiente. Queremos a participação ampla e irrestrita de todos os que se interessarem e quiserem compartilhar ideais, idéias e ações nesse sentido.

vinavina não contém e não promove ações ou interesses de natureza comercial. O papel deste blog é fazer circular, de forma fácil e clara, informações atualizadas e interessantes sobre uma variedade de assuntos inseridos na temática socioambiental.

E é importante lembrar: a gente só divulga o que conhece e acredita.
Acompanhe o vinavina, participe e divulgue!

Vamos aproveitar que é dezembro, época de excessos e de desperdícios, 
para lançar o primeiro tema:

consumo consciente

Já existem muitas campanhas de consumo consciente em todo o Brasil. E esta época das festas, em que o excesso é quase uma “regra geral”, é também uma ótima oportunidade para pessoas, famílias, grupos e empresas praticarem a educação em favor do consumo consciente de energia (tantas luzinhas…), de alimentos, de presentes e, especialmente, de embalagens de plástico e de papel.

Neste dezembro de 2010 vamos compartilhar, aqui, dicas de empresas, de lojas e de ONGs que, em Belo Horizonte, já incluíram na sua rotina a prática da responsabilidade socioambiental. É possível participar do “lado comercial” das festas de final de ano favorecendo as iniciativas que já agregam à sua prática ou ao seu comércio outros valores: ética, inclusão social e real interação com uma cadeia produtiva ambientalmente responsável.

Durante o Natal só não vale economizar respeito, carinho e alegria!

Brindes originais

Desde 2006, o Departamento Socioambiental da Vina vem desenvolvendo e oferecendo brindes originais e criativos que, alinhados com a proposta da empresa, priorizam a inclusão social, o aproveitamento de materiais descartados e a criação de redes de cooperação para a produção de cada brinde.

Em 2010, para a criação de novos brindes, a Vina convidou a Associação Querubins, da qual é parceira desde 2008. Coordenados pelo Departamento Socioambiental, foram criados e produzidos 220 kits de brindes, que envolveram diretamente a participação das crianças e coordenadores da Associação Querubins e também uma rede de colaboradores e de parceiros.

O kit de brindes 2010 da Vina é composto por: uma sacolinha de tecido; um bloco de anotações; uma agenda; sabonetinhos do Grupo ITAI; vasinhos com mudas de alecrim, orégano e hortelã; uma caixinha porta-treco e um cartão de Natal.

Todos os brindes foram produzidos com materiais descartados: uniformes da Vina; retalhos de tecido da Elvira Matilde; argolas de metal reaproveitadas; papel de rascunho separado pela Vina e pela gráfica Objetiva e pastas de papel da DUO Informação e Cultura; garrafinhas Pet recolhidas pela Pão&Cia; caixas Tetrapack separadas por muitos amigos e colaboradores.

Todos os brindes foram produzidos com geração de trabalho e renda: as sacolas foram cortadas e produzidas por associados dos Querubins; o Grupo ITAI – formado por mulheres da Vila Acaba Mundo – produziu e embalou os sabonetes.

As mudas foram produzidas pela equipe da horta biodinâmica que é mantida pela Associação Querubins e apoiada pela Vina.

O cartão de Natal traz ilustrações criadas pelas crianças nas Oficinas de Artes dos Querubins.

Associação Querubins >> para conhecer os projetos e para ser um(a) amigo(a)
dos Querubins, faça contato e agende uma visita: (31) 32872831
Rua Correias,700 – Sion – Belo Horizonte (MG)
secretaria@associacaoquerubins.com.br

“Só seremos universais 
se conhecermos e amarmos nossa aldeia”.
(Leon Tolstoi)