Desembrulhe com carinho

21 de fevereiro de 2011

Para quem desembrulhou seu presente com o mesmo carinho que o recebeu, temos boas novas! A nossa campanha de Natal foi um sucesso! Várias pessoas aderiram e conseguimos arrecadar uma boa quantidade de material para ser reaproveitado. Como forma de agradecimento, neste post vamos mostrar os objetos que foram criados a partir da sucata e dar dicas para quem se liga nesse assunto.

Objetos Criativos

Criados por Lúcia Kubitschek

Sacolas, caixas, fitas e papéis de presente se transformaram em lindos objetos, produzidos pela artista plástica Lúcia Kubitschek. Nas fotos estão:

1. Objetos ainda embalados

2. Objetos sendo desembalados

3. Visão geral

4. Porta cartões

5. Porta CDs

6. Capas em tamanho A4

 

Dicas para reutilização e armazenamento de embalagens

 Texto adaptado. Original escrito por Lúcia Kubitschek

Possibilidades de Reaproveitamento
Das embalagens aproveita-se quase tudo. O material – papel, plástico, papelão, metálico – pode ser usado na elaboração de vários objetos e produtos para escritório. Pode servir para ser o material de base ou servir de apoio ou decoração. O mesmo para os detalhes, que podem ser feitos com fitas, cordas e cordões.

Reutilizar é Criar
O processo de criação deve ser planejado, para evitar a perda de material. O primeiro passo é a elaboração de protótipos dos produtos. Não se esqueça daqueles lápis de cor na prateleira, selos, etiquetas, papéis de bala guardados na gaveta. Essa é a hora de usá-los! Use a criatividade!
Revistas e jornais também costumam ser muito úteis.

O que fazer com…

Caixas de sapatos
São ótimas organizadoras, acrescente divisórias para fichários ou porta CDs/DVDs, fotos ou colecionáveis;

Caixas de camisa  
Encapadas e redecoradas são próprias para folders , capas de documentos e porta lápis;

Sacos, sacolas e outras embalagens de papel
Cortando o papel, dobrando aqui, dobrando ali… Ele pode virar capa para CD, envelope, marcador de livro, porta cartão, etc.

Plásticos  
Aqueles plásticos onde recebemos nossos resultados de exames médicos, se forem cortados ao meio, são ótima proteção para CDs. Design de sacolas podem ser úteis para camuflar identidades visuais da marca na embalagem. Já de natureza, as sacolas plásticas são ótimo material de apoio para impermeabilização.

Armazenamento

>> Não receba todo e qualquer material, ou sua casa pode virar um verdadeiro lixão! Determine o que quer desenvolver e qual tipo de material combina com essa proposta. No entanto, tenha critério e não jogue fora materiais interessantes. Reserve-os para outro momento.

>> Disponibilize um cantinho, ou vários, da sua casa para o recebimento e seleção do material doado. O material deve ser selecionado pelo tipo (papel, plástico, tecido, etc), pelo tamanho (pequeno, grande e médio) e pela diversidade (pop cards, fitas, etiquetas)

>> Divida o material de acordo com seu propósito, ou seja, material grande para elaborar peças maiores. O mesmo se faz com o material médio e pequeno, que deve ser separado, ainda, entre material de apoio e material decorativo.

Reaproveitamento Inusitado
Solte a criatividade e reaproveite os objetos mais inusitados da sua casa.
Como, por exemplo, rolhas de vinho ou disquetes antigos.

As fotos foram tiradas do site MyZeroWaste (em inglês).

 No INdica dessa semana você vai encontrar endereços e contatos de artesãos de Belo Horizonte que trabalham com material reaproveitado. Não deixe de conferir!