É Carnaval!

28 de fevereiro de 2011

O Carnaval está chegando e o vinavina oferece a você um post inteirinho com dicas e informações sobre a maior festa popular do Brasil. Para quem quer cair no samba ou pra quem prefere ficar no sossego…

Alegria com Cultura

O Brasil é conhecido como o “país do carnaval” e, como bons brasileiros, sempre podemos entender um pouco mais sobre essa festa que contagia muita gente daqui e de diversas partes do mundo.
O site a seguir nos mostra a história do início do carnaval e como a festa acontece no Brasil e suas principais cidades. Ainda oferece informações sobre os carnavais pelo mundo: em Veneza, New Orleans e Alemanha.
Clique aqui.

Alegria Verde 

 Pioneiros da sustentabilidade no Carnaval

Carnaval dos Catadores
(Depoimento escrito por Sônia Dias, especialista da WIEGO)

“O Carnaval dos Catadores surgiu como Bloco dos Catadores e Garis em 1994, sob iniciativa da SLU, Asmare e Pastoral de Rua, tendo como principais objetivos: mostrar as possibilidades da reciclagem, com fantasias feitas a partir de materiais encontrados no lixo e tornar público o papel que catadores e garis tinham na manutenção da limpeza urbana e na preservação do meio ambiente. Artistas plásticos e músicos eram convidados a desenvolverem temas e os sambas enredo. Todas as fantasias eram feitas de materiais recicláveis e desfilavam na avenida catadores, garis, técnicos da SLU , Pastoral e simpatizantes. O evento teve mais de 10 edições consecutivas e, após o 10º ano, o bloco dos catadores foi convidado a desfilar no carnaval junto com as escolas de samba da cidade.
Atualmente, a participação dos catadores da ASMARE no desfile de escolas de samba acontece de forma esporádica. Apesar disso, a iniciativa cumpriu sua função: contribuir para o processo de visibilização social dos catadores.
De acordo com Sonia Dias, ex-coordenadora do carnaval dos catadores e atualmente especialista da WIEGO, o carnaval foi uma importante e decisiva estratégia de mobilização social adotada para vencer o preconceito social em relação aos catadores e aos garis da limpeza urbana que tendem a ser estigmatizados socialmente.”

Joãosinho Trinta
Joãosinho Trinta introduziu o luxo e a riqueza nos desfiles das escolas de samba do Rio. A Beija-Flor de Nilópolis, que sempre foi sinônimo de opulência, buscou no lixo a inspiração para o carnaval de 1989. Enredo que não tratou apenas do lixo físico, mas do lixo moral, mental e espiritual. No desfile, uma multidão de marginalizados, mendigos, loucos, assaltantes e prostitutas. Foi com o samba-enredo “Ratos e Urubus larguem a minha fantasia”, que o carnavalesco Joãosinho denunciou que pobre não gosta de miséria, lançando assim a máxima: “Pobre gosta de riqueza, quem gosta de pobreza é intelectual”.

Carnaval mais consciente
Geralmente, a única preocupação que temos no carnaval é a diversão. Este ano será diferente: muita gente está se preocupando também com o impacto causado ao meio ambiente após o feriado. A enorme produção de lixo e o grande desperdício, característicos dessa festa, saíram de moda. Confira aqui algumas campanhas que podem fazer o seu carnaval ser muito divertido e mais consciente:

Lixo e Carnaval

Catadores de material reciclável serão financiados pelo governo para o carnaval 2011. O Governo da Bahia vai pagar R$105 mil para o trabalho de cinco cooperativas.

Carnaval sustentável vai agitar o Circo Voador (RJ)

“Vamos de sustentabilidade?
Neste Carnaval, o Circo Voador vai!” 

O Folia no Circo 2011 promete ser um marco na história do Circo Voador, que dará atenção especial ao descarte do seu lixo com a campanha “Carnaval Sustentável”. A iniciativa pretende, além de tratar todo o lixo produzido na casa, educar e conscientizar seu público para a prática do desenvolvimento sustentável.
Mais informações, clique aqui.

Alegria com Inclusão

Aventuras Acessíveis

Aos poucos, as atividades radicais se adaptam às pessoas com limitações físicas e mentais, que surpreendem quando se trata de superar os próprios limites.

Clique aqui para saber mais.

 Alegria em BH

Programação


Para quem não abre mão de pular o carnaval, aqui estão algumas opções da cidade de Belo Horizonte (MG). A programação inclui os desfiles das Escolas de Samba, Blocos Caricatos e o Carnaviola.
Para saber mais informações sobre o Carnaval em BH, clique aqui.

Além destes, outros desfiles e blocos estão sendo organizados por toda a cidade.
Confira aqui o que mais combina com você.

Vale a pena conferir, também, a programação especial voltada para o público infantil e para a terceira idade. Um ótimo incentivo para a participação de todos. Os shows e bailes populares serão realizados entre os dias 25 e 27 de fevereiro.
Clique aqui para saber mais.

Alegria com sossego…

Para quem quer curtir o carnaval em paz e de maneira especial e aproveitar o que BH tem de bom: uma ótima opção é o 5º Festival de Verão da UFMG. Ampliando o leque de atividades tradicionalmente oferecidas pelos festivais culturais, esse festival tem como objetivo atingir todas as áreas de conhecimento desenvolvidas pela Universidade.
Clique aqui para saber mais informações.

Parques Nacionais
 Para quem quer curtir o feriado longe da agitação e mais próximo da natureza.

Para ver a lista dos 76 parques nacionais, divididos por região e por estado, clique aqui.

Na foto: Grande Sertão Veredas – MG; Fernando de Noronha – PE; Chapada Diamantina – BA; Jeriquaquara – CE.

Alegria com Saúde

O Carnaval é uma festa cheia de alegria, mas, por outro lado, é também uma festa de excessos e exageros. Viva a alegria, mas não deixe de se cuidar!
Confira no Alto Falante dicas e informações importantes sobre as campanhas que prezam a sua saúde e a saúde do outro.

Alegria Útil

Clique aqui para saber informações sobre estradas.


Clique aqui para saber informações sobre aeroportos.

Curta a Alegria

Na sessão INdica, confira dicas de livros, músicas e filmes. Independente de como você vai curtir o Carnaval, ler um bom livro, ouvir uma boa música e assistir a um bom filme nunca sai de moda.