O ambiente e a natureza

27 de junho de 2011

O ar

Estados engajados para evitar emissão de gases por veículos

A partir de agora, os passageiros de ônibus poderão saber quais veículos estão engajados no Projeto Procon Fumaça Preta, por meio de um selo verde colado no vidro dianteiro. O projeto tem como objetivo principal reduzir a emissão de gases na atmosfera.

O selo atesta, por meio do adesivo colocado voluntariamente nos veículos, sobre o atendimento dos padrões de controle de emissão de gases poluentes. A iniciativa ganhou a mídia e a simpatia da população, ajudando a expandir a campanha.

Até 30 de junho, os Planos de Controle de Poluição Veicular (PCPVs) devem ser entregues aos conselhos estaduais de meio ambiente. O documento é obrigatório, mas todos terão autonomia para decidir sobre as medidas a serem tomadas para a redução de gases que saem do escapamento de carros, motos, ônibus e caminhões.

Clique aqui para ler mais.

O solo

Protesto musical na orla de Copacabana (RJ) em favor das matas brasileiras!

O verde coloriu a praia de Copacabana no último 19 de junho. Cerca de 3 mil pessoas acompanharam o carro de som que animou o desfile de blocos de rua do carnaval carioca em favor das nossas florestas. O clima foi de alegria, apesar do assunto ser sério: o evento tinha como objetivo reunir assinaturas para um manifesto em favor de um Código Florestal que respeite a riqueza natural brasileira.

“O evento foi um sucesso de público e mostrou que a população está mobilizada contra as mudanças do Código Florestal”, disse Leo Benjamin, do bloco Azeitona sem Caroço e um dos organizadores do evento carnavalesco. “O samba é a nossa forma de protestar”.O manifesto que circulou durante a batucada pede ao Senado e à presidente que não permitam que nossa legislação florestal seja deturpada, abrindo brecha legal para mais devastação.

Não deixe de conferir o vídeo e as fotos da manifestação:

Leia mais aqui.

A água

Cada pessoa tem seu motivo para cuidar da água. Qual é o seu?


 Para comemorar o
Dia Mundial da Água em 2011, a COPASA pensou em algo diferente: deflagrar um movimento de amor à água. Para que isso se concretizasse, foi necessária a participação de toda a sociedade. A Campanha “Água da Gente” partiu de um convite a todas as pessoas para que cada um declarasse seu amor pelo recurso natural mais importante do planeta, a água.


Cada instituição ou pessoa que aderiu à campanha construiu a sua maneira de homenagear a água: vídeos criativos, fotos, textos, caminhadas, serestas e celebrações. O resultado foi surpreendente e pessoas de todas as regiões do Estado registraram o seu amor pela água no site da campanha.


Trate bem a Terra.  

Ela não foi doada a você por seus pais.
Ela foi emprestada a você por seus filhos.”  

 (Provérbio Africano)