O ambiente e a sociedade

18 de junho de 2011

Mínimas que são o máximo:
de BH para o mundo.

Cidades Sustentáveis – Nossa BH

A Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis tem como missão comprometer a sociedade e sucessivos governos com comportamentos éticos e com o desenvolvimento justo e sustentável de suas cidades, tendo como valor essencial a democracia participativa. Os movimentos e organizações que integram a rede são totalmente apartidários e inter-religiosos, concentrando suas ações e propostas nos interesses públicos, sempre preservando sua autonomia e independência face aos governos de todos os níveis.

A rede hoje conta com movimentos em cerca de 40 cidades brasileiras e tem dado passos significativos para qualificar o controle social dos poderes públicos, assim como para elaborar ferramentas de conhecimento e monitoramento sobre a qualidade de vida nos municípios.

Em Belo Horizonte, a rede é representada pelo movimento Nossa BH que busca a educação cidadã, a incidência e o controle social sobre as políticas públicas urbanas, baseando-se na democracia participativa, na pluralidade de ideias e no apartidarismo para articular os cidadãos em torno de um desejo maior: viver numa cidade justa e sustentável. O movimento já conta com a participação de aproximadamente 60 organizações da sociedade civil e está a um turno da aprovação da Lei do Programa de Metas.

Instituto Ethos 

O Instituto Ethos tem promovido várias ações socioambientais envolvendo empresas, governo, sociedade e organizações do terceiro setor.
Um bom exemplo é o “Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios”, que tem como objetivo garantir a integridade, transparência e legado socioambiental da realização, no Brasil, da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

Veja aqui ações desse projeto em BH.

 

TEDx – Ideias que merecem ser espalhadas 

O TEDx é um programa de eventos locais e organizados de forma independente, que reúne pessoas para dividir uma experiência ao estilo TED. O TED (Technology, Entertainment, Design; Tecnologia, Entretenimento, Design em português) surgiu em 1984 como uma conferência anual na Califórnia. Com 4 diferentes tipos de ações TED Conference, TED Talks, TED Prize e TEDx a organização pretende transformar seu mote “ideias que merecem ser espalhadas” cada vez mais em realidade.

“Acreditamos apaixonadamente no poder das ideias para mudar atitudes, 

vidas e, em última instância, o mundo”, dizem os organizadores do TED.

Nós também. E você?

No Brasil, o primeiro TEDx aconteceu em 2009. Em julho de 2011, o TEDx vai acontecer em Curitiba, com o foco: “Pessoas Que Transformam Cidades”

Um evento independente, que só sai do papel com ajuda de pessoas interessadas em fazer diferente. O TEDx é todo independente: organizado, criado, produzido e executado integralmente por voluntários.

 

“No normal, não se faz nada”

(Autor desconhecido)