Consuma sem consumir o mundo!

8 de novembro de 2011

O mês de novembro acaba de começar e já estamos cercados por decorações natalinas e pelas propagandas de Natal. Papai Noel já chegou nos shoppings e o festival de luzinhas coloridas – muuuuitas luzinhas – em breve vai cobrir a cidade (e outras cidade mundo afora…)

 

Bem, como no ano passado, queremos aqui falar da importância do consumo consciente durante as festas de final de ano.

Aproveite este mês de novembro para economizar suas energias e preparar o seu corpo, a sua saúde e o seu coração. Procure relaxar antes de ficar exausto(a) diante de tantos convites, tantas festas, tantos apelos para comprar, tantos presentes para dar e receber. Pense, com calma, sobre a forma como você deseja celebrar a vida, a saúde da sua família e dos amigos, o renascimento da esperança, a possibilidade de uma pausa para a paz no mundo conturbado em que vivemos… Bons motivos não faltam, não é?

Assim, queremos contribuir para que o seu final de ano seja muito alegre e que você consiga realizar tudo o que planejou, e que possa celebrar o Natal e o Ano Novo sem esquecer de praticar os 12 passos do consumo consciente. De acordo com o Instituto Akatu, sob o lema “Consuma sem consumir o mundo em que você vive”, existem 12 princípios básicos para o consumo consciente que, aplicados à nossa realidade, podem trazer sustentabilidade à população.

Os 12 passos

  • Planeje suas compras: não seja impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.
  • Avalie os impactos de seu consumo: leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo.
  • Reutilize produtos e embalagens: verifique o que você pode consertar, transformar e reutilizar, evitando assim gastos desnecessários.
  • Consuma apenas o necessário: reflita sobre suas reais necessidades e evite desperdícios.
  • Separe seu lixo: a reciclagem colabora com a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e é uma aliada na geração de empregos.
  • Use crédito conscientemente: pense se o que você vai comprar a crédito não pode esperar até que tenha o valor à vista. Caso contrário, esteja certo de que poderá pagar as prestações.
  • Não compre produtos piratas ou contrabandeados: compre sempre do comércio legalizado e, dessa forma, contribua para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.
  • Divulgue o consumo consciente: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente.
  • Reflita sobre seus valores: avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.
  • Cobre dos políticos: exija de autoridades propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática do consumo consciente.
  • Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas: além de olhar preço e qualidade, valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.
  • Contribua para a melhoria de produtos e serviços: tenha uma postura ativa e participe. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos/serviços.

Até o fim do ano vamos postar também boas dicas de presentes e de receitas, além de uma ótima entrevista no Na Lata.

Acompanhe, participe, comente e contribua com suas sugestões e experiências.
 

É tempo de alegria! Vamos compartilhar!