Bate Na Lata!

16 de fevereiro de 2012

BATE

Especial de Carnaval! 

Entrevista com Cristina Araújo

Tema: Um carnaval de ideias: máscaras sustentáveis

Tudo é carnaval! 

Cristina Araújo é designer de joias, artista plástica e vem realizando uma pesquisa de criação de adereços e acessórios com reutilização e reciclagem de resíduos.

Além da criação de joias e acessórios com diversos tipos de materiais, ela tem um interesse especial – pois envolve sua história familiar e seu trabalho com arte e design – pela criação de fantasias e de adereços para o Carnaval.

Cristina Araújo

O Carnaval está no sangue: o avô paterno é pernambucano e a sua mãe nasceu em Diamantina (MG). Desde muito cedo se envolveu com os blocos do animado Carnaval de Diamantina. Inventava suas fantasias e criava adereços originais e divertidos para os amigos e os blocos e, depois, para as escolas de samba que iam se formando na cidade. Para criar as próprias fantasias, buscava em casa todo o material reaproveitável disponível e transformava tudo em novas peças que se multiplicavam em originalidade e causavam reações positivas por onde os blocos passassem.

O seu olhar para os materiais caseiros – que poderiam ser reaproveitados – evoluiu para um olhar mais atento para o aproveitamento de outros materiais e resíduos no seu processo de criação profissional. “Quando você começa a ter um novo olhar para os resíduos, você começa a ver possibilidades em tudo!”, afirma Cristina.

Há uns seis anos ela se encantou com uma corrente feita com lacres de latinhas de refrigerante e começou a criar uma linha de peças com este material: correntes, colares, pulseiras e outros objetos. A partir daí, teve início um trabalho de pesquisa que vem explorando materiais descartados diversos: plásticos, peças de computador, fios, arames, garrafas pet, tampinhas de plástico, tampinhas de cerveja e, mais recentemente, câmaras de pneu de bicicleta! Segundo a artista, as câmaras de pneus são resíduos desprezados até nos lixões! Com esse material, Cristina vem criando uma linha original e delicada de bolsas, colares, flores, adereços para a cabeça, entre outros. (Clique nas fotos para ampliar)

 

“Com a minha experiência como artista e designer, 
eu posso contribuir para apresentar e propor novos usos e 
novas formas para qualquer tipo de material. 
Eu posso ser – e gosto de ser – 
uma multiplicadora de ideias sustentáveis.” 

Cristina Araújo ressalta a importância – e o reflexo em seu processo criativo – que eventos e encontros como o Lixo & Cidadania têm na aproximação com outros artistas e com ativistas do reaproveitamento de resíduos e da reciclagem do lixo, dos quais vem participando ativamente. São pessoas do Brasil e do mundo inteiro preocupadas com o destino do planeta e com o desenvolvimento coletivo de uma nova consciência e de uma nova atitude em relação ao desperdício e ao descarte excessivo de resíduos na natureza. Cita, especialmente, o trabalho que vem sendo realizado, em Belo Horizonte, pelo artista Leo Piló e pela ASMARE. Nesses encontros, o que prevalece é o interesse pela troca de ideias e experiências. Todos estão interessados em compartilhar, em multiplicar as boas práticas e as melhores soluções que venham beneficiar um maior número de pessoas. Assim, Cristina também não se importa em repassar suas descobertas e suas experiências de criação. Para ela, “quanto mais gente olhando e trabalhando com a transformação criativa dos resíduos, menos lixo na rua!”.

E o carnaval, Cristina Araújo? 

“Ah! O Carnaval é o momento ideal para colocar em prática a nossa alegria e exercitar a nossa liberdade de criar. O carnaval é o cenário perfeito para manifestações bem humoradas, sejam elas políticas, sociais, culturais ou ambientais. A ideia principal é sempre usar a fantasia e os adereços para sensibilizar as pessoas, para mudar o olhar das pessoas com a minha atitude”.

No ano passado, Cristina criou e usou uma fantasia toda produzida com disquetes de computador (lembram dos disquetes?). Ficou incrível!

Cristina Araújo e o artista Leo Piló no Carnaval de 2011.

E para este carnaval? 

Para 2012, Cristina produziu um vestido todo de babados de plásticos variados, recolhidos do descarte da sua própria casa, do seu prédio e da sua rua. Para completar, criou uma máscara utilizando uma embalagem de detergente multiuso. Veja o resultado:

Cristina e amigos no Bloco Trema na Linguiça, em 2012.

E já que a artista gosta de repassar suas ideias e criações, Cristina vai nos ensinar a fazer uma máscara incrível para este Carnaval.

Máscara de carnaval feita com embalagem de detergente multiuso

 

Material necessário: 
– Embalagens de detergente (rosa, verde, azul, branca…), bem lavadas.
– Um pedaço de elástico;
– Duas tesouras de bom corte: uma grande e um tesourinha de ponta curva;
– Um estilete;
– Uma caneta marcadora (de cor escura).
– Uma folha de papel

Passo a passo

(Clique nas fotos para ampliá-las)

 Use o estilete para cortar o fundo da embalagem e para abri-la ao meio.

2 – Abra a embalagem forçando um pouco – ela é maleável – na parte de baixo para começar a dar forma à parte do “nariz”. A máscara será feita na parte interna (sem a identidade do produto).

3 – Use a folha de papel – que servirá de molde – para ajudá-lo a marcar o lugar exato dos olhos, que deverão ficar bem alinhados. Coloque o papel sobre o seu próprio rosto e marque o lugar dos olhos com a caneta. Dobre a folha ao meio. Desenhe, de um lado, no ponto marcado, a abertura do olho do tamanho que você quiser. Abra a folha. Recorte o formato com a tesourinha. Dobre a folha novamente e siga o desenho do olho recortado. Assim você terá os olhos alinhados, no lugar certo.

4 – Use o molde de papel para desenhar os olhos na sua máscara. Fure e recorte o desenho dos olhos com a tesourinha. Está pronta a base da sua máscara!

5 – Agora, olhe para a sua máscara e use a imaginação para criar o seu personagem: um bicho, um diabinho, um herói? Dependendo da sua escolha, use mais uma vez o molde de papel para ajudá-lo a fazer o contorno caprichado da máscara. Experimente no seu rosto e faça as adaptações necessárias para que ela fique confortável e sem arestas.

6  Coloque a máscara na sua cara e avalie os furos dos olhos. Acerte as bordas dos olhos e do contorno de toda a máscara e, se quiser, faça também furos na altura do seu nariz.

7 – Agora, os adereços: na máscara da Cristina ela escolheu fazer folhas com pedaços coloridos de outras embalagens. Ela recortou as folhas, cortou tiras finas, furou, amarrou e “costurou” as folhas na máscara. Fez “bigodes” também. Não usou nenhum outro material além das embalagens. Mas você pode usar! Busque, na sua casa, na caixa de costura, outros elementos que possam ser aproveitados para compor a sua máscara. Vale usar cola, linha, agulha, lantejoulas, cordinhas… o que você quiser! Mas vale pensar sempre no reaproveitamento, tá?

8 – Para finalizar: faça furos laterais (marcando, com a máscara na cara, pontos na altura das suas orelhas), meça o elástico, arremate cada ponta com nós reforçados para evitar que se soltem quando você estiver brincando o Carnaval.

Vamos lá, agora é a sua vez! 

Crie a sua própria máscara e caia na folia com um adereço a mais: a sua consciência ambiental traduzida em uma atitude que provoca o riso e contagia positivamente as outras pessoas!

Ah! E mande uma foto com a sua máscara para o nosso blog.

Todo mundo quer ver a sua criação incrível!

Tereza Cristina Andrade Araujo (Cris GÖTZ) 
Nasceu em Natal(RN) e vive em Belo Horizonte. Graduada em Desenho Industrial pela Fundação Universidade Mineira de Arte (UEMG), sua experiência profissional abrange as áreas de moda, joalheria e recuperação de resíduos. Desde 1992 é proprietária da marca GÖTZ Joias e Objetos.
Contato: gotzcris@hotmail.com

Entrevista e fotos do passo a passo 
realizados por Élida Murta em 15/02/2012