15 de outubro de 2012
No post anterior, o vinavina aproveitou o Dia das Crianças para falar sobre o consumismo infantil e promover a conscientização dos mais jovens sobre a questão do consumo responsável.
Fonte: Instituto Akatu
1. Planeje suas compras: Não seja impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.
2. Avalie os impactos de seu consumo: Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo.
3. Consuma apenas o necessário: Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos.
4. Reutilize produtos e embalagens: Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar.
5. Separe seu lixo: Recicle e contribua para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.
6. Saiba usar o cartão de crédito: Pense bem se o que você vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as prestações.
7. Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas: Na hora de comprar, não olhe apenas preço e qualidade do produto. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.
8. Não compre produtos piratas ou contrabandeados: Compre sempre do comércio legalizado e, dessa forma, contribua para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.
9. Contribua para a melhoria de produtos e serviços: Adote uma postura ativa. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos e serviços.
10. Divulgue o consumo consciente: Seja um militante da causa: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.
11. Cobre dos políticos: Exija de partidos, candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática de consumo consciente.
12. Reflita sobre seus valores: Avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.
Além de todos esses passos, é muito importante saber como e onde descartar o seu lixo corretamente, principalmente os resíduos eletrônicos.
A E-MILE Reciclagem de Eletroeletrônicos surgiu a partir da iniciativa de três amigos que, em suas carreiras focadas em serviços ambientais, identificaram a demanda de um local correto para o descarte de lixo eletrônico.
Fones: (31) 3044-5280 | (31) 9923-9310
twitter.com/#/emilereciclagem
Belo Horizonte (MG)
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, o Shopping Pátio Savassi promoveu campanha para coleta de resíduos elétricos e eletrônicos. O retorno foi tão positivo que a campanha foi estendida até o final de 2012.
TVs, videocassetes, computadores, notebooks, monitores, acessórios, aparelhos de som, câmeras, filmadoras, telefones, celulares, eletrodomésticos portáteis, fitas, CDs, DVDs e cabos, poderão ser dispensados no coletor especial para descarte de resíduos, instalado no Piso G4 do shopping. O material coletado, que deve ter dimensões de até 60x60cm, será reaproveitado ou descartado de forma adequada, sem danos para o meio ambiente.
Horário: Segunda a sábado, das 10h às 22h e domingo, das 14h às 20h.
Local: Shopping Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061) – Piso G4
Central de Informações: 4003-4172
Pilhas e baterias precisam ser depositadas em locais especiais. Elas contêm materiais tóxicos e poluem o meio ambiente. Por isso, não podem ser jogadas no lixo de casa. Muita gente ainda não tem consciência disso e acaba usando o lixo comum.
Saiba mais aqui.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estabeleceu novas regras sobre pilhas e baterias no país. As novas medidas valem para a fabricação, o acondicionamento, o transporte, o uso, o descarte e a reciclagem desses materiais.
As normas incluem os fabricantes nacionais, os importadores e os recicladores. Nos três casos, os responsáveis devem fazer um relatório anual para explicar quais foram as medidas adotadas.
Leia a notícia na íntegra aqui.
O Papa-Pilhas é um programa do Banco Santander que recolhe e recicla pilhas, baterias portáteis, celulares, laptops, câmeras digitais e outros aparelhos eletrônicos portáteis que caibam nos coletores. Os postos de coleta estão instalados nas agências e prédios administrativos do Banco e ficam à disposição de toda a sociedade.
Para falar com a equipe do Papa-Pilhas: papa.pilhas@santander.com.br.
Entenda um pouco mais sobre o mercado de pilhas e baterias.