11 de outubro de 2012
No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Consumo Consciente. A data foi instituída no Brasil pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o objetivo de promover e ampliar a conscientização da população sobre os problemas socioambientais causados pelos padrões atuais de produção e consumo ao planeta Terra e aos próprios seres humanos.
Por isso, em favor do futuro próximo, é cada vez mais importante a conscientização de jovens e crianças sobre essa questão. No dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças.
Por que não aproveitar a data e estimular o consumo consciente nos mais novos?
Como podemos fazer isso?
O vinavina reuniu notícias e boas dicas relacionadas à educação voltada para o consumo responsável.
Feiras de Trocas de Brinquedos realizadas no último sábado (06) em todo o Brasil reuniram milhares de crianças e pais e provaram que, sim, é possível repensar o consumismo e a relação das crianças com os brinquedos! Se você não conseguiu participar, ainda dá tempo.
Algumas cidades receberão feiras nos próximos dias. Confira a agenda aqui.
E neste link, você confere as feiras que já aconteceram e os resultado positivos de cada uma delas!
No vídeo, veja uma matéria sobre a Feira de Troca de Brinquedos de BH, que aconteceu no Museu Dos Brinquedos.
O Instituto Akatu pelo Consumo Consciente lançou o Akatu Mirim, um portal inédito sobre consumo consciente voltado para crianças. Com esse novo portal, o Instituto espera motivar as crianças para o consumo consciente por meio de conteúdo lúdico e pedagógico. O Akatu Mirim apresenta ainda áreas voltadas para pais e educadores, com dicas e planos de aula.
“Atualmente, a educação se mostra muitas vezes terceirizada – pais e educadores parecem ter sido desautorizados do seu saber. Uma nova pedagogia se instalou: a das mídias. As crianças brasileiras são as que mais assistem TV no mundo e segundo dados do IBOPE de 2008 passam em média 4 horas e 54 minutos do seu dia em frente às telas. Sendo assim, as mídias funcionam hoje como uma educação informal e têm o poder não só de entreter como o de informar e até educar. Mas, as mídias educam para o consumo e não para a cidadania.”Leia o artigo na íntegra aqui.
Qual foi a última vez que você saiu para brincar com seu filho? Levar os pequenos para brincar ao ar livre é uma das melhores opções para que eles adquiram mais afinidade com o mundo ao longo do seu desenvolvimento.
Confira neste link 11 dicas para brincar com seus filhos em espaços abertos!