2 de outubro de 2012
Com a chegada da primavera, as cidades ficam mais alegres e bonitas, com suas árvores cheias de flores e cores. É por isso que, juntamente com o dia da entrada da primavera – dia 21 de setembro – comemoramos o dia da árvore.
É importante que as árvores tenham o seu dia, pois são essenciais para a vida humana. Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo.
Além de todos os benefícios que as árvores nos trazem, recentemente foi descoberta mais uma vantagem: a árvore conhecida como angico vermelho (Anadenantera peregrina) é capaz de recuperar solos em áreas contaminadas com arsênio. O estudo foi desenvolvido pelos pesquisadores do Laboratório de Interação Microrganismo-Planta e Recuperação de Áreas Degradadas, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.
Veja a reportagem completa aqui.
“A busca por estratégias para redução/adaptação dos impactos das mudanças climáticas e o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono para a produção pecuária passa a ter importância estratégica. Surge um cenário de interesse político para o desenvolvimento de mercados baseados em sistemas silvipastoris em larga escala, conjugando o aumento da produtividade e a competitividade dos sistemas de produção bovina com o pagamento de serviços ambientais.”
Para mais informações:
http://www.viicongressolatinoamericanosapps.com/pt/