Folia em BH!

2 de fevereiro de 2013

O Carnaval de rua em BH está cada vez mais animado!

A grande novidade é que, a cada ano, mais turistas estão optando pela capital mineira para cair na folia!

Nos últimos dois anos, a onda de ocupação e manifestação pacíficas tomou conta do mundo. Esse movimento – que é político e também cultural – provocou a juventude belorizontina a recuperar uma tradição adormecida e a ocupar as tradicionais praças da cidade com uma alegre e contagiante irreverência: a do carnaval de blocos. Manifestações políticas e um bom humor inusitado se juntaram para levar cada vez mais gente para as ruas da capital mineira. Os blocos voltaram, as escolas de samba também e, tanto no pré-carnaval quanto nos dias oficiais da folia, a cidade é tomada pela alegria de festejar a festa mais importante da cultura brasileira, só que com um jeitinho muito mineiro. Por isso, aos poucos, muita gente está voltando para redescobrir

o carnaval de blocos e de rua de Belo Horizonte.

#CarnavalizaBH

De acordo com a Empresa de Turismo de Belo Horizonte (Belotur). Em 2011, cerca de 20 blocos saíram às ruas da capital. Já em 2012, o número saltou para quase 70 blocos, com 48 deles cadastrados na prefeitura. Este ano, a expectativa é que de 50 a 60 sejam registrados pelos organizadores junto à administração pública e ocupem as ruas e bairros da cidade.

O Unidos do Samba Queixinho é um desses blocos que surgiram espontaneamente e que têm dado novo fôlego à festa. Criado em 2010 por oito amigos que tinham pouco dinheiro para viajar e vontade de sobra para botar o bloco na rua, hoje ele já conta com uma animada bateria formada por 70 pessoas.

Foto: Flora Rajão

Um dos Fundadores do Samba Queixinho, Gustavo Caetano acredita que muitos belorizontinos, assim como a turma dele, perceberam que não era preciso deixar a capital para curtir a festa. Para ele, entretanto, esta nova configuração da festa em Belo Horizonte representa mais do que um movimento de carnaval. “Foi um movimento de tomada de espaços públicos e descoberta de que cidade está aí para as pessoas usarem”. 

Fonte: G1

Confira a marchinha campeã de 2013 do 2º Concurso de Marchinhas do Mestre Jonas:

IMAGINA NA COPA, dos compositores Daniel Iglesias, Matheus Rocha e Guto Borges.

Carnaval Verde


A Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova tradicionalmente utiliza materiais reciclados para enriquecer as suas alegorias e figurinos. Este ano estão sendo reutilizadas ferragens, plumas e tecidos na confecção das fantasias e dos carros alegóricos.

O verde e a meninada…
A programação para a meninada está especial. Ela acontece nos espaços públicos dos Centros Culturais, nos quais haverá confecção de máscaras e fantasias com materiais recicláveis, e também os clubes e restaurantes da cidade.

A programação nos Centros Culturais inclui a confecção de fantasias, máscaras carnavalescas e instrumentos musicais com materiais recicláveis. Nessas oficinas as crianças aprendem a reaproveitar os materiais e a importância dessa ação para o meio ambiente. As programações contam ainda com bailes de carnaval infantil com marchinhas e brincadeiras populares em algumas unidades.Clique aqui para ver a programação completa dos Centros Culturais de Belo Horizonte.

E, outros locais de Belo Horizonte as crianças também poderão participar de oficinas de arte que vão ensinar como criar máscaras de carnaval com material reciclável,  além de muita folia com as marchinhas para brincar muito neste carnaval!Para saber mais:
(31) 3447-6604

Programação do Carnaval em BH

A Praça da Estação se transformará em “Estação do Samba”, contando com vários artistas para animar a festa! Clique aqui para conferir a programação completa.Após o show, a festa continua com o desfile dos Blocos Caricatos e, no dia 11 de fevereiro, acontece o tradicional Desfile das Escolas de Samba.

Para completar a festa, os blocos de rua alegram a capital mineira em todo período do carnaval. Confira aqui a lista de alguns blocos que irão sair pela cidade!

Foto: Flora Rajão

Boas dicas para curtir a folia:

– Coloque sua fantasia;
– Saia para as ruas;
– Leve sua alegria;
– Deixe o carro em casa: vá a pé, de táxi, ônibus ou bicicleta;
– Use camisinha;
– Preserve o patrimônio público;
– Mantenha a cidade limpa!

“Todo Carnaval tem seu fim…” 

Que a alegria e o “verde”, cada vez mais, tomem conta das ruas de BH! 

#carnavalizaBH

Confira a folia de 2012!