Cuidado com a dengue!

12 de março de 2013

Aedes aegypti: o mosquito transmissor da dengue.

O rápido avanço do número de pacientes diagnosticados com dengue em Belo Horizonte (MG) nas últimas semanas vem preocupando os seus moradores e colocou os agentes de combate a endemias em estado de alerta. O número de casos registrados em Minas Gerais no primeiro bimestre de 2013 (48.720 infectados) já ultrapassou o número total do ano passado (46.681 infectados).

Os sintomas

Como reconhecer os sintomas da dengue? Qual é a diferença entre a dengue clássica e a dengue hemorrágica? Quais são os medicamentos a ser evitados?

Se você não sabe as respostas, clique na imagem para descobrir!

Áreas de risco

O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) realiza um levantamento dividido por regiões do Brasil, que ajuda a identificar os locais de maior concentração dos focos de reprodução do mosquito transmissor. A partir desse estudo, a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte elaborou um novo levantamento, divido por bairros, e o divulga periodicamente no site da prefeitura e através da imprensa local. A intenção é aproximar esses números do cotidiano do cidadão mineiro e intensificar a vistoria nas áreas de risco

Para saber mais, clique aqui

Inovar para combater

Apesar dos números alarmantes em 2013, Belo Horizonte vem se tornando um exemplo no combate à dengue, por ir além das exigências feitas pelo Ministério da Saúde e implementar medidas inovadoras de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Bonificação ao agente – Os trabalhadores que cumprirem as metas estipuladas pela secretaria irão receber um 14° salário. “Um agente é responsável por uma área de 800 a 1000 imóveis. Em sua meta, há um limite máximo de casos de dengue esperados para a área onde ele trabalha. Quando o indicador aponta que essa área está controlada, o agente responsável recebe a bonificação. E caso ele perceba uma suspeita de dengue fora da sua área de atuação, é do seu interesse que essa área seja notificada, evitando que ocorra a expansão.”, comentou o secretário adjunto da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, Fabiano Pimenta.

Contato com a população  Utilizando carros de som e faixas informativas, a secretaria leva até os bairros a mensagem de existência de alto risco de epidemia de dengue no local. Também existe um número disponível para os mineiros informarem possíveis focos de larvas do mosquito: disque 156.

Campanha – Com o slogan Dengue é fácil combater, só não pode esquecer, a campanha deste ano incentiva a população a praticar medidas simples de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. A campanha também alerta sobre os sinais e sintomas da doença e quais são as principais medidas que devem ser adotadas, em caso de suspeita.

 

Outras ações  Confira o calendário das ações de combate à dengue que estão sendo realizadas em Belo Horizonte! Elas estão divididas por regiões e dependem da participação de todos para gerarem bons resultados!

O que você pode fazer?

A maior parte dos focos de reprodução do mosquito transmissor da doença é encontrada em residências. Por isso, a cooperação da população é fundamental no combate à dengue. O mosquito só se reproduz em locais que têm água limpa e parada. Logo, toda casa corre o risco de se transformar em foco para o Aedes aegypti. Confira se na sua casa existe algum foco da dengue e ajude a passar as informações de prevenção adiante. É muito fácil e, além de proteger a sua saúde, você protege a sua família e a sua vizinhança.

Clique para ampliar.

Além das pequenas atitudes dentro da nossa casa e no nosso bairro, uma grande aliada da luta contra a dengue é a informação! Procure se informar sobre mutirões e participe de ações coletivas no seu município. Fique por dentro das campanhas de prevenção e exija que as vistorias dos agentes sejam realizadas periodicamente.

Informe-se!!

O que você sabe sobre a dengue?
Clique aqui e faça o teste para descobrir quais são os principais mitos sobre a doença.

Quais são os principais criadouros do mosquito?
Clique aqui e conheça os locais mais comuns de foco da dengue e quais são as medidas a serem tomadas.

Cartilha sobre o combate à dengue
Tudo o que você precisa saber sobre a doença: da prevenção aos sintomas! Clique aqui e não deixe de ler as
“Informações Estratégicas”. Esclareça suas dúvidas para saber como agir!

Você sabia que a dengue também existe fora do Brasil?
Essa e outras informações e curiosidades você confere aqui 

Repelente natural 
Uma das medidas para auxiliar o combate à dengue é o uso de repelente contra o mosquito transmissor. Confira a receita:

Saiba mais aqui
 
 

Para combater a dengue, você e a água não podem ficar parados…

Mexa-se!