Páginas Revueltas Páginas Infinitas

23 de maio de 2013

Nem lixo, nem sucata: 

todo material é matéria-prima para a arte.

A artista e arte-educadora Lucia Kubitscheck, desde 1997, ano em que frequentou o Center for Book Arts, de Nova York (EUA), vem descobrindo novos caminhos e novos materiais para expressar suas ideias originais, seu talento e seu compromisso em favor do meio ambiente.

Em novembro de 2011, o vinavina entrevistou a artista, que já trabalhou em diversas produções em parceria com o Departamento Socioambiental, como na campanha “Desembrulhe com Carinho” e na criação do objeto de decoração Open House.

I

Lúcia, no Departamento Socioambiental da Vina, com sua obra: Open House.

I

As obras criadas por Lúcia se baseiam, principalmente, na ressignificação dos objetos: uma vertente da reutilização, direcionada para o campo promissor e transformador das artes.

Na sua recente exposição, “Páginas Revueltas Páginas Infinitas”, Lucia utilizou velhas gavetas tipográficas descartadas pelo Museu Vivo da Memória Gráfica de Belo Horizonte (MG). Ao ver esse material indo para o lixo, Lucia conta: “Quando soube que não seria dado outro fim às gavetas que não o lixo, eu cheguei a ficar “doente” e decidi levá-las comigo. Tinha medo que “outro aventureiro” o fizesse”.

I

Lúcia e uma parte da sua nova obra.

I

O resultado dessa experiência está exposto, até o dia 14 de junho, no Espaço Cultural da V & M do Brasil. São 14 objetos e uma instalação que mesclam técnicas de encadernação contemporânea e estruturas alternativas ao livro tradicional, cartonagem, colagem e acoplagem.

I

I

“No meu ateliê, eu coleciono um pouco de tudo que penso haver funcionalidade para os meus trabalhos. (…) Meu desejo é provocar a reflexão sobre a funcionalidade das coisas e sobre as possibilidades criativas“. 

I

Mais fotos aqui: 

(clique para ampliá-las)

I

I

I