Semana do Meio Ambiente

31 de maio de 2013

Mais uma vez, em quase todo o mundo, o dia 5 de junho é “celebrado” como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Muitos de nós não encontram, diante da degradação crescente e evidente da Terra, motivos para comemorar. Por outro lado, o impacto que a questão ambiental vem causando sobre o nosso planeta tem mobilizado cada vez mais pessoas, que abrem olhos, corações e mentes para perceber a gravidade do que estamos realizando contra a nossa própria vida e sobrevivência. Movimentos de várias naturezas mobilizam a sociedade e governos e muitas vitórias vêm sendo alcançadas. A educação ambiental, por exemplo, é um instrumento valioso e poderoso que vem ganhando corpo no trabalho de promover uma nova atitude em relação à importância da proteção do meio ambiente com as atuais e as futuras gerações. Para além do discurso vazio de empresas e governantes, a sustentabilidade já é uma questão que está na ordem do dia e vem se tornando prioridade nos hábitos de milhares de pessoas em todo o mundo.

Dizer não ao desperdício, ao consumismo, à indiferença, ao desmatamento desenfreado (urbano e rural), ao uso de agrotóxicos pode ser difícil para muita gente. Aqui neste blog, acreditamos que as pequenas atitudes positivas fazem sempre uma grande diferença. Acreditamos nisso e agimos assim.

O dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data foi escolhida porque marca a realização da primeira Conferência das Nações Unidas sobre o ambiente humano, que foi realizada em Estocolmo, na Suécia, em 1972.

Em muitos lugares, inclusive aqui no Brasil, realiza-se, na primeira semana de junho, a Semana do Meio Ambiente. Durante essa semana as questões ambientais ganham destaque, possibilitando a divulgação de boas e más notícias e promovendo oportunidades para que cada um de nós possa perceber não somente a responsabilidade, mas, também, o poder que temos de nos tornar agentes da mudança, apoiando e praticando uma forma mais justa e sustentável de desenvolvimento social, cultural, ambiental e econômico.

O tema para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2013 é:

A campanha nos convida a agir na nossa comunidade e a perceber o poder das decisões coletivas para reduzir o desperdício, economizar recursos, minimizar o impacto ambiental e forçar mudanças nos processos de produção de alimentos, tornando-os menos nocivos e mais eficientes.
Então PENSE antes de COMER e ajude a POUPAR o meio ambiente!

Site oficial (em inglês).

“Você compraria esses vegetais?”

Como o consumidor deixa de comprar os legumes feios, o supermercado não os coloca na prateleira, os distribuidores não os repassam para os supermercados e os produtores sequer colhem o produto que nasceu meio torto. Além do alimento propriamente dito, julgar pela aparência também leva ao desperdício de terra, água e combustível.

Uma boa dica é: “compre frutas divertidas — muitas delas são jogadas fora só porque seu tamanho, forma ou cor não são ‘certos’”.

Leia a matéria na íntegra aqui.

Alguns fatos sobre o desperdício de comida

Um deles é assustador: “A cada ano, aproximadamente um terço da comida produzida mundialmente para consumo humano — aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas — é perdida ou desperdiçada.”

Leia mais aqui.

 

A cada ano, 70 milhões de pessoas morrem. 
Destas, 18 milhões morrem de fome.

Veja mais aqui.

Chegou a hora de revermos e repensarmos a nossa relação com a natureza e o desperdício desenfreado dos nossos  recursos naturais.
Veja esse vídeo e reflita. 

Trate bem a Terra.Ela não foi doada a você por seus pais.
Ela foi emprestada a você por seus filhos.
(Provérbio africano)