Bora pedalar?

25 de setembro de 2013

O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e, desde então, vem se espalhando pelo mundo, ganhando mais adesões a cada edição. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento e de um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis – entre os quais se destaca a bicicleta.

Belo Horizonte (MG) tem aderido de forma tímida, mas crescente, a cada ano, ao Dia Mundial Sem Carro, com campanhas e fechamento de ruas para uso exclusivo de pedestres. Em 2005, foi realizada a primeira pedalada promovida pelo Mountain Bike BH. Em 2006, o pedal-manifesto se repetiu, desta vez fazendo parte da programação oficial da data, e contou com cerca de 170 ciclistas. Desde então, o número de adeptos vem aumentando a cada edição.

O Mountain Bike BH é um grupo formado por ciclistas amadores, de idades e profissões variadas e de ambos os sexos, unidos pela paixão pela bicicleta, pela natureza, pela solidariedade e por superar desafios. Saiba mais aqui. 

O que rolou em Belo Horizonte:

Sesc promove passeio ciclístico em diversas cidades do estado, com música, diversão e sorteios

Durante o mês de setembro, o Sesc realiza a primeira edição do Ciclo Sesc – Viver mais a Cidade, em Minas Gerais. A participação é gratuita e destinada a ciclistas de todas as idades. O objetivo do evento é fortalecer a imagem do ciclismo como uma prática de lazer associada à atividade física, à saúde, à qualidade de vida e a incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. O Ciclo Sesc ocorre em 16 municípios do Estado de Minas Gerais.
Confira mais informações aqui
E o resultado das pedaladas em BH, você pode ver aqui. 

Pedal DMSC (Dia Mundial Sem Carro

Desde 2005, Belo Horizonte conta com o Pedal do DMSC. Sempre realizado no dia 22 de setembro, o trajeto é feito dentro dos limites da Avenida do Contorno. Esse é o evento máximo do DMSC. São bem-vindos ciclistas, patinadores, skatistas e todos os modos não motorizados.

Confira as fotos divulgadas no evento do facebook aqui (faça o login para visualizar)!

O projeto Tarifa Zero é Mais tem como objetivo melhorar a situação dos transporte público de Belo Horizonte. Há um projeto de lei que foi inserido na Lei Orgânica do Município de Belo Horizonte que institui a gratuidade dos serviços de transporte público no município.

Nos dias 21 e 22 de setembro, a campanha para a aprovação da lei esteve nas ruas da capital mineira e contou com a participação de muita gente! Para que o projeto seja aprovado na Câmara Municipal de Belo Horizonte, será necessária a coleta de 95 mil assinaturas.

Confira abaixo mais informações sobre o projeto:
Site oficial :: http://tarifazerobh.org/wordpress/
Facebook :: https://www.facebook.com/tarifazerobh
Fotos :: http://www.flickr.com/photos/dq-pb/sets/72157635798065114/

Vídeo :: Informativo e esclarecedor. Não deixe de ver!

10 razões para levar a sério o Dia Mundial Sem Carro

Todo ano, no dia 22 de setembro celebra-se o Dia Mundial sem Carro. Confira aqui dez boas razões para respeitar e aderir ao movimento, seja de bicicleta, a pé ou de metrô!


Você sabia? 

A maioria dos usuários de automóvel em São Paulo diz que trocaria carro por transporte de qualidade!

Uma pesquisa, divulgada pela Rede Nossa São Paulo e Ibope, revela também que 93% dos paulistanos são favoráveis à ampliação das faixas exclusivas de ônibus e 69% acham a situação do trânsito ruim ou péssima.

Dê uma chance pra magrela! 

 

Vamos nos inspirar com a chegada da primavera!

É tempo de renovar energias, de repensar atitudes e de rever conceitos!