Comida: você tem desperdiçado?

31 de outubro de 2013

Você sabia que o Brasil é o 4º maior produtor de alimentos, mas desperdiça 20% do que produz? Sabia que 19 milhões de pessoas poderiam ser alimentadas por esses 20%? O vídeo abaixo foi criado em 2012, pela equipe da EcoBenefícios, com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre o desperdício. Assista e saiba mais!

Dia Mundial da Alimentação

Comemorado todos os anos no dia 16 de outubro, data da fundação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Dia Mundial da Alimentação tem como objetivo chamar atenção para as questões relacionadas com a produção de alimentos, assim como ampliar a consciência social sobre o problema da fome no mundo. Em 2013, o foco é a importância dos sistemas alimentares e a sustentabilidade para garantir segurança alimentar e nutricional.

Pessoas saudáveis dependem de sistemas alimentares saudáveis. E um sistema alimentar é constituído por pessoas, instituições, o meio ambiente e processos pelos quais os produtos agrícolas são produzidos, processados e entregues aos consumidores. Tudo isso tem um enorme impacto no meio ambiente e na saúde das pessoas. E é essa a discussão proposta este ano pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como tema para o Dia Mundial da Alimentação.

Artista austríaco Friedensreich Hundertwasser (1928-2000) usou cores vivas e formas orgânicas para expressar a reconciliação dos seres humanos com a natureza, noções que ecoam o tema do Dia Mundial da Alimentação deste ano.

Uma das questão mais discutidas é o desperdício alimentar, principal razão para que 842 milhões de pessoas continuem privadas de quantidades suficientes de alimentos. Para marcar a data, na sede da FAO, em Roma, foi oferecido um almoço totalmente feito com produtos que iriam para o lixo.

Cerca de 1/3 dos alimentos produzidos em todo o mundo – ou 1,3 bilhão de toneladas e mais de US$ 750 bilhões – por ano são atualmente desperdiçados, de acordo com dados da FAO.
Fonte

Aproveitamento Integral dos Alimentos

Uma boa cozinha é aquela na qual nada é desperdiçado. Às vezes não percebemos, mas na nossa cozinha há muita coisa indo para o lixo sem necessidade. Grande parte dos alimentos pode e deve ser aproveitada para o preparo de várias receitas.

O Departamento Socioambiental da Vina, em uma das suas ações voltadas para a inclusão social e educação socioambiental, desenvolveu um Caderninho de Receitas para incentivar e divulgar o aproveitamento integral dos alimentos. Não deixe de conferir!

Além de tornar a alimentação de toda a família mais saudável com um cardápio colorido e variado, você também estará economizando e ajudando a reduzir a fome e o lixo do planeta!