19 de março de 2014
Em toda cidade, as pessoas precisam se locomover para realizar suas atividades diárias. O ideal seria que os deslocamentos pudessem ser realizados de forma tranquila, rápida e segura, por diferentes meios de transporte, evitando congestionamentos e lentidão. Isso é mobilidade urbana.
Atualmente, devido à grande quantidade de carros, ao trânsito intenso e à falta de planejamento urbano, o “ir e vir” nas cidades grandes tornou-se cada vez mais complicado e desgastante, afetando diretamente a nossa qualidade de vida.
O ano de 2013 foi marcado por diversos questionamentos em torno da mobilidade nos grandes centros urbanos: milhares de brasileiros nas ruas em nome do passe livre no transporte público, aumento do número de ciclistas no País (e no mundo inteiro), movimentos e estudos que revelaram o cruel impacto do trânsito na vida da população.
Pensando nisso, o vinavina vai apresentar postagens especiais sobre esse tema durante o próximo mês, com dicas simples que podem fazer a diferença na sua rotina. Para começar, o Pesca-Texto aborda algumas reflexões sobre o que é e como praticar a mobilidade urbana.
POR QUE SOMOS TÃO SELVAGENS NO TRÂNSITO?
Roberta De Lucca
Clique aqui para ler.
A RELIGIÃO DO AUTOMÓVEL
Eduardo Galeano
Clique aqui para ler
O TRANSPORTE URBANO NO BRASIL
Eduardo A. Vasconcellos
Clique aqui para ler.
MOBILIDADE URBANA EM BH
Guilherme Tampieri
Clique aqui para ler.
CARNAVAL SEM CATRACA
André Veloso, Fernanda Regaldo e Roberto Andrés
Clique aqui para ler.
COMO SE LOCOMOVER PELA CIDADE
Giuliano Agmont
Clique aqui para ler.
A SUA CIDADE É CAMINHÁVEL?
Leticia Leda Sabino
Clique aqui para ler.