Descartando corretamente

11 de agosto de 2014

Você sabia que existe uma maneira correta de se desfazer de móveis, entulhos, óleo de cozinha, equipamentos eletrônicos e outros tipos de materiais? Estamos falando do descarte inteligente. Com ele, evitamos que esses materiais sejam descartados incorretamente, reduzindo, assim, o impacto ambiental.

Essa e outras atitudes simples fazem parte da construção de uma sociedade melhor. Quando optamos por descartar o nosso lixo da maneira mais correta possível, estamos transformando positivamente o meio em que vivemos.

Descarte inteligente na Vina
Na busca pela coerência entre teoria e prática sustentável, a Vina vem tomando alguns cuidados na sua rotina. Um deles é o descarte correto de diversos tipos de materiais, aliado a campanhas educativas internas na empresa.

Lixo eletrônico 

Desde 2012, a Vina realiza o descarte correto do seu lixo eletrônico, que geralmente é composto por itens de informática, cabos elétricos, placas eletrônicas, celulares e computadores. Existem empresas especializadas nesse tipo de serviço. Elas recolhem o lixo estocado, reformam o que pode ser reutilizado ou encaminham os materiais para sua destinação correta. A Vina utiliza os serviços de duas empresas:

E-mile Reciclagem de Eletrônicos
Realizam a coleta em domicílio e/ou empresas sob um prévio agendamento:
coleta@emile.net.br ou (31) 3044-5280

 

BH Recicla 
Também realizam a coleta das sucatas, dependendo do volume.
(31) 3063-0688 e (31) 8324-3996
contato@bhrecicla.com.br
Confira mais informações sobre o descarte de lixo eletrônico.

Óleo lubrificante 

Os óleos lubrificantes utilizados nas máquinas da Vina também são reciclados, periodicamente, pela empresa Lwart Lubrificantes, que faz o recolhimento e o tratamento desse material. Segundo a Resolução Conama nº362/2005, “todo o óleo lubrificante usado ou contaminado, deverá ser recolhido, coletado e ter destinação final, de modo que não afete negativamente o meio ambiente e propicie a máxima recuperação de suas propriedades”.
Para mais informações sobre o processo de coleta, clique aqui.

Sucata metálica e baterias automotivas

A Vina também se preocupa com a destinação correta das sucatas metálicas geradas na empresa e das baterias automotivas utilizadas nas máquinas. Normalmente, esse tipo de sucata é repassada para empresas e/ou pessoas que se responsabilizam pela reciclagem ou reutilização adequadas desses materiais.

Algumas sucatas e resíduos também são reutilizadas na Vina. Artistas da sucata reutilizam e transformam materiais diversos em peças utilitárias e de decoração. Em breve, faremos uma postagem especial sobre esse assunto.

 

“Adote seu copo!”
Com o objetivo de sensibilizar a equipe da Vina para o valor de pequenas ações individuais, que podem fazer a diferença para a empresa e para a sociedade, o Departamento Socioambiental lançou (em novembro de 2013) a campanha “Adote o seu copo”. A proposta é reduzir os copos descartáveis utilizados na empresa com uma ideia muito simples: cada um anota o próprio nome no copo para utilizá-lo durante o dia inteiro e só descartá-lo na hora de ir embora. Assim, para incentivar a participação de todos, foi afixado um cartaz junto de cada bebedouro com uma caneta para escrever os nomes.


A campanha já deu bons resultados! Com a colaboração de todos, a Vina conseguiu diminuir significativamente seu gasto em copos descartáveis.

Veja a diferença, considerando que cada tubo de copo contém 100 copos:

Consumo médio por mês antes da campanha: 73 tubos

Consumo médio por mês após a campanha: 43 tubos

Use os dois lados do papel! 

O Departamento Socioambiental também propôs a redução no consumo de outros materiais, como folhas de papel e papel toalha, que já começaram a ser poupados. Em 2012, a Vina gastou uma média de 252.000 folhas de papel A4. Utilizando os dois lados do papel e reduzindo a quantidade de impressão, seria possível economizar, com base nesses números, mais de 126.000 folhas de papel, quantidade equivalente a 11 árvores.