O voto consciente

26 de agosto de 2014

Qual é a importância do voto consciente em um
processo democrático? 

Todo cidadão, no pleno exercício da democracia, tem o direito e o dever de exercer um papel decisivo no destino do seu país. E o instrumento para isso é o voto consciente. Quando o eleitor exerce o seu direito ao voto – a partir de uma decisão madura, refletida e consciente – ele contribui para impedir a eleição de maus políticos e, assim, consegue estabelecer uma legitimidade verdadeira no processo eleitoral.

Para termos a certeza de que fizemos a escolha certa, é importante estar atento a uma série de fatores:

Histórico do candidato: confira o passado de seu candidato. É uma das melhores formas de descobrir se ele poderá corresponder às suas expectativas para o futuro.

Propostas da campanha: verifique se as propostas são consistentes e correspondem ao que você espera do seu representante.

Viabilidade das propostas: analise com calma se elas poderão ser cumpridas e se o cargo a que o seu candidato está concorrendo permite que ele cumpra o que prometeu.

Para votar com confiança e responsabilidade, é preciso entender e conhecer as propostas, deveres e funções do seu candidato e do partido que ele representa. Por isso, não deixe de acompanhar a nossa página no facebook! Durante o mês de setembro, vamos disponibilizar informações e dar dicas de sites e textos para que você possa construir os argumentos para o seu voto consciente e seja capaz de estimular e mobilizar outras pessoas para que se informem também!

#vempraurna