A melhor rede que existe é a rede de cooperação!

29 de setembro de 2014

Estamos na Nova Sede! Quase tudo é novo e diferente.

A cada dia, a descoberta de novos detalhes especiais que nos convidam a ter, nessa nova casa, uma nova atitude.

Sensibilização interna 2014 

Para comemorar a mudança e apresentar a Nova Sede, foi realizada, no dia 12 de setembro de 2014, uma visita coletiva. A equipe da Vina e seus convidados conheceu todos os espaços, guiada pelos palhaços Sufoco e Esmeralda, do grupo Circo em Cena.
Era uma sexta-feira e, após o horário de almoço, Sufoco e Esmeralda caminharam pelas salas recrutando as pessoas, uma a uma, até reunir toda a equipe para um passeio pela sede. Eles apresentaram, com delicadeza e muita brincadeira, a importância do uso inteligente do novo edifício e apontaram os diferenciais do projeto em cada espaço: as paredes pintadas de cores claras, para ajudar na luminosidade dos ambientes e poupar energia; os banheiros equipados com torneiras automáticas e chuveiros que economizam água; as lixeiras da coleta seletiva, que são muitos importantes para a separação correta do lixo; e até a posição dos prédios, que possibilita a ventilação ideal para manter o conforto térmico em todos os ambientes, entre outros detalhes.

De forma didática e bem humorada eles destacaram que o que faz a diferença é a atitude de cada um. O cuidado diário com os novos espaços e a corresponsabilidade para fortalecer a rede de cooperação da VINA.
Dessa forma, a visita aconteceu tranquilamente e todos demonstraram grande satisfação e animação por fazerem parte dessa nova etapa da empresa. Sem modéstia, podemos dizer que a nova sede é um sucesso: o terreno é amplo, o prédio é bonito, as salas são bem iluminadas, os banheiros são confortáveis e as janelas do refeitório são uma moldura para a paisagem lá fora.

    Clique nas fotos para ampliar.

Vale a pena usar de novo

No meio do caminho tinha uma árvore de ferro.

E a Esmeralda explicou para Sufoco o que aquela árvore significa: “Vale a pena usar de novo”.

Toda a decoração da nova sede foi produzida a partir da reutilização de sucatas geradas na obra e outros materiais descartados pela Vina em geral. Os artistas Cris Araújo, Léo Piló e Lucia Kubitschek criaram lindas esculturas com sobras da estrutura metálica, que estão espalhadas em diversos espaços. Durante um ano, eles visitaram regularmente a sede para separar e preparar o material que seria utilizado.
Na produção dos objetos de arte, a mão de obra utilizada (como serralheiros e marceneiros) foi contratada na própria comunidade, sempre com a preocupação de promover a inclusão social e a geração de renda.

     Clique nas fotos para ampliar.

O resultado foi muito positivo! Com criatividade e competência, foi possível realizar um trabalho encantador. As obras e peças criadas pelos artistas deram um charme especial para os ambientes internos e externos da sede, além de simbolizarem a filosofia socioambiental de todo o projeto.
Eles também foram os responsáveis pela recuperação e restauração de móveis e objetos da antiga sede. O móvel azul, em uma das fotos abaixo, é um bom exemplo de como é possível reutilizar com bom gosto e praticidade. Nem tudo que é antigo precisa ir para o lixo! Sempre vale a pena usar de novo. 

     Clique nas fotos para ampliar.

Estamos no Cerrado

Uma das questões levantadas por Esmeralda e Sufoco foi sobre a área de preservação da nova sede, que é composta, em sua maioria, pela vegetação característica do Cerrado. Durante todo o período de elaboração do projeto, inclusive durante as obras, essa área foi conservada e, mesmo assim, sofreu diversos impactos ambientais.
Em 2012, mudas de amoreira foram plantadas na área de preservação, com o intuito de diminuir a poluição sonora e o impacto visual do muro vizinho. Além de trazer sombra e frutos, elas simbolizam o respeito e o cuidado com a natureza. Com a mudança para a sede, a responsabilidade de zelar por essa área verde – que ocupa quase 40% do terreno total – é nossa!

Placas informativas foram instaladas para incentivar e alertar sobre a importância da preservação.

 

   Clique nas fotos para ampliar.

Espaços de convivência

Um dos diferenciais do projeto é o conceito de empresa parque. Por isso, a nova sede tem uma horta comunitária, um canteiro de ervas e um espaço de convivência com biblioteca coletiva, bicicletário, balanços e um redário para pendurar as redes coloridas que todos ganharam durante a visita.

Na horta, foi feito um plantio simbólico de boas palavras para o futuro: cooperação, generosidade, trabalho, gentileza…O importante é plantar, cuidar e colher!

   Clique nas fotos para ampliar.

O espaço da biblioteca coletiva é dedicado as momentos de descanso e convivência. Ele foi todo decorado no estilo “Vale a pena usar de novo”. A artista Cris Araújo desenvolveu puffs a partir das câmaras de pneu que são descartadas pela Vina. As estantes e outros detalhes também seguem a mesma filosofia de reutilização.
A biblioteca na Vina funciona assim: cada um pode pegar qualquer livro e ter o tempo que achar necessário para terminar a leitura. Quem quiser também pode doar livros para o acervo. A ideia é que todos possam desfrutar livremente desse espaço especial, com cuidado e responsabilidade.

    

   Clique nas fotos para ampliar.

E, bem ao lado da biblioteca, fica a área do redário! No dia da visita coletiva, os palhaços Sufoco e Esmeralda fizeram uma dinâmica com todos os participantes. Ao final, todos ganharam uma rede colorida para ser utilizada nesse espaço. Além de celebrar o bem estar, a brincadeira também serviu como simbolismo para uma rede muito mais importante: a nossa rede de cooperação. Colaborar, ajudar, completar, cuidar, ensinar, aprender, contribuir, realizar, transformar e crescer >>>>

 
 

   Clique nas fotos para ampliar.

Logo após a visita, foi servido um delicioso lanche para todos os presentes! Para descontrair, Sufoco e Esmeralda fizeram entrevistas divertidas com a equipe e os convidados. Confira abaixo um pequeno vídeo que dá uma ideia de como tudo aconteceu:

Veja aqui mais fotos da visita coletiva, dos novos cantinhos e espaços da Nova Sede! 

Ficha técnica

VINA >> Departamento Socioambiental
Coordenação >> Claudia Lessa
Apoio >> Keyty Andrade e Lilian Bernardes
vinasocial@gmail.com | 3221-2448
Produção >> 
Coordenação >> Sônia Rocha | soniaproducao@gmail.com 
Ambientação >> Cris Araújo | cristinaaraujo.gotz@gmail.com 
Apoio >> André Machado
Arte Educação >> Circo em Cena
Produção e concepção >> Bruna Toledo, Mariana Carvalho e Rafael Mourão
Suporte técnico >> Prof. Teresa Paulino Aguilar (UFMG | Escola de Engenharia)
Figurino >> Bruna Toledo, feito com os uniformes descartados da Vina

www.circoemcena.com.br

Esmeralda >> Mariana Carvalho
Sufoco >> Rafael Mourão

Bióloga >> Sabrina Soares | scda.bio@gmail.com

Filmagem e edição >> Guido Mintz | guido.dias@gmail.com
Apoio >> Fernanda Sena
Fotografia >> Juliana Foini | julianafoini@gmail.com 
Buffet >> Quitanda da Serra | facebook.com/QuitandaDaSerra

Placas e painéis informativos
Design >> Lika Prates | rgprates@terra.com.br
Textos >> Élida Murta | elidamurta@trematextos.com