Rede de cooperação Vina

16 de outubro de 2014

Quando falamos de cooperação, estamos falando de uma ação que tem que ser praticada em grupo. É impossível cooperar sozinho! Cooperar é agir coletivamente para alcançar um objetivo comum, que seja do interesse de todos. Na VINA também temos, atualmente, exemplos muito bons e gratificantes de cooperação.
Boas ideias colocadas coletivamente em prática merecem e devem ser divulgadas, valorizadas e reconhecidas. Assim, gostaríamos de compartilhar as ações mais recentes de cooperação nas unidades da VINA de Ouro Branco e de Sete Lagoas.

Rede de Cooperação >> Ouro Branco
A equipe de Ouro Branco é realmente muito unida e pratica diariamente o espírito de cooperação. Além das tarefas diárias, ela se preocupa em encontrar soluções para melhorar o ambiente de trabalho e a qualidade de vida da equipe.

Arrumando a casa >> 
Acreditando que um bom ambiente de trabalho influencia muito no bom resultado das atividades executadas, Phelippe Reis Baêta e seus colegas Geraldo Terêncio da Cunha, Elizeu Gomes de Oliveira e Antônio de Souza Baêta Neto sentiram a necessidade de transformar a sede em um ambiente mais profissional. Com empolgação e talentos múltiplos, essa equipe pôs em prática as ideias que, em 2 meses e sem interromper as suas atividades rotineiras, promoveram uma transformação incrível na sede do escritório de Ouro Branco! Confiram nas fotos o resultado dessa ação que beneficiou toda a equipe, renovando e melhorando o ambiente de trabalho.


Clique nas imagens para ampliar.

Soluções criativas >> mais organização e segurança no trabalho

  • Suporte de ferro para as roçadeiras >> Para garantir a organização e a proteção dos equipamentos, que ficavam guardados no chão, e, principalmente, para proteger os funcionários de qualquer risco, a equipe criou produziu dispositivos de ferro para o armazenamento das roçadeiras no estoque no final das atividades.
  • Tela de proteção exclusiva >> A tela de proteção usada pela equipe nas áreas de roçada foi modernizada e ganhou nova estrutura (mais alta e mais comprida) com mais sustentação contra ventos, além de novos eixos e de um sistema de freio. Resultado positivo: mais mobilidade e segurança para os operadores de roçadeira e para os moradores da cidade.

  • Quiosque de antena parabólica >> Da ideia de fazer um quiosque para a área externa da sede, que pudesse ser um espaço de convivência agradável para todos, à execução do projeto – idealizado por Phelippe Reis Baeta – uma grande rede de cooperação foi estabelecida >> para a estrutura do telhado pensaram numa antena parabólica > conseguida como doação de uma loja de antenas da cidade + Para a mesa > procuraram uma base ideal e conseguiram uma bobina de cabos industriais + Para a viga central buscaram um tubo de ferro > conseguido em um Ferro Velho da cidade > Equipe em ação: todos as peças foram lixadas, pintadas e preparadas para a montagem do quiosque que teve, como acabamento, uma cobertura de sapé >> Colaboraram ativamente no projeto: Phelippe Reis Baeta + Antônio de Souza Baeta Neto + Elizeu Gomes de Oliveira + Geraldo Terêncio da Cunha.

Rede de Cooperação >> Sete Lagoas 
Pode-se dizer que a Vina de Sete Lagoas tem uma equipe muito talentosa e vem realizando diferentes ações para melhorar a qualidade de vida e valorizar os espaços de convivência na empresa. Com muita criatividade e dedicação, não deixam passar nenhuma oportunidade de reaproveitar e transformar materiais descartados em objetos decorativos e utilitários.

Talentos em Foco >> 

>> Rodney William Marques é Gari-coletor e cantor > Ele canta muito bem e já compôs duas músicas com mensagens de limpeza urbana: A cidade limpa é mais vistosa e Brincadeira da Limpeza, adaptadas de músicas consagradas dos grupos Raça Negra e Molejo.
>> Artista da Limpeza > Tarcia Cristina Camilo Barbosa se orgulha de ter sido a primeira mulher gari-coletora de lixo de Sete Lagoas. Ela criou uma bolsa que se adapta ao carrinho coletor e que é dividida para carregar separadamente a marmita e os sacos de lixo.
>> Bonecos de Sucata > Vinato e Vinata foram criados a partir do reaproveitamento de escarpamentos de veículos. O porteiro Carlos Roberto Amaro é o autor das obras que enfeitam a calçada do escritório.
>> Iris Volponi, Iza Bárbara e Jorcálita Moura, nos momentos de folga, criam porta-canetas e porta-clips a partir de caixas de leite. Talento é o que não falta para essas três!

Ambiente sustentável >> Tudo pode ser melhor e mais bonito 

  • Espaço Gari-coletora Leila Rosa >> Esse é o espaço de convivência que reflete a proposta de rede de cooperação da VINA Sete Lagoas. Nele, todos os móveis, decorações e utensílios foram feitos a partir de reaproveitamento: os bancos feitos de paletes, os vasos de pneus, os vasos de côco, as lixeiras de filtros de ar, os porta-lápis de caixas de leite. Tudo feito pelos colaboradores que conseguiram criar um ambiente agradável, sustentável e muito bonito. Leila Rosa é uma colega querida e justamente homenageada pela equipe.
  • Coleta Seletiva e Inteligente >> Gerson Vitor Gomes e Warlesson Correa da Silva são Ajudantes de Aterro e sabem muito bem como é importante diminuir o lixo no meio ambiente. Eles encontraram uma forma criativa e sustentável para fazer a coleta seletiva do escritório: reaproveitaram pneus e os transformaram em coletores de materiais que ainda podem ser reutilizados e reciclados. Parabéns pela iniciativa!

Projetos em ação >> Equipe sempre motivada 

  • Elogios no quadro de avisos >> Trabalhar sempre com simpatia, eficiência e qualidade merece destaque e reconhecimento. Os elogios recebidos pelas equipes da VINA, seja por telefone ou por e-mail, são sempre destacados no quadro de avisos.
  • Ações em fase de implantação >> Três projetos em fase de implantação merecem apoio e torcida para que sejam bem sucedidos: Click na mesa, Mutirão da amizade e Curso de alfabetização. Vamos aguardar os resultados!